Suce$$o Profissional

Você sabe o que é Resiliência?



Quando pensei neste tema estava refletindo sobre a capacidade de enfrentar adversidades e dificuldades. Um jovem me pediu ajuda para conseguir um emprego e me encaminhou o currículo. Tinha 21 anos de idade e 7 experiências profissionais em empresas diferentes, não permanecendo mais do que 1 ano em cada uma delas. Fomos conversar e percebi que qualquer problema na empresa, com colegas ou chefes ele pedia demissão.

Considero que a dificuldade em conseguir emprego venha de que um empresário ao olhar aquele currículo já pressupõe: Não vai ficar. Percebi que os motivos de desligamento em cada empresa eram bem parecidos. Só mudavam de endereço.

Problemas todos enfrentam e ser resiliente é ter a capacidade de enfrentar as adversidades sem se desesperar, com foco na solução. É um termo que se originou da física e nos ajuda a entender a superação de problemas diferentemente da resignação, e da aceitação. Não é aceitar o problema com Síndrome de Gabriela “Eu cresci assim, eu nasci assim...”. Neste caso, a superação se dá pela vontade de vencer, de passar por isso e voltar ao estado original. É entender o problema e buscar soluções eficazes.

Voltando ao rapaz do começo do artigo, em momento algum ele utilizou esta competência. Empresas passam por dificuldades, fecham suas portas, mas aquelas que se destacam são aquelas que conseguem se reerguer. Voltam ao ponto original e aí atingem outro nível de desenvolvimento, ainda maior. Seres humanos também passam por dificuldades. Às vezes não houve sintonia com seu chefe, mas pedir demissão não é a solução. Aprenda a lidar, aprenda a falar a língua dele. A empresa tem muitos problemas, mas foi para isso que lhe contrataram, para resolvê-los.

Uma empresa visa resultados e você também. Pular de empresa em empresa deixa os empresários de orelha em pé justamente pelo fato que você demonstra não saber enfrentar problemas. Pelo contrário, foge deles e se refugia em outra empresa. Se você enfrenta os problemas, torna-se mais capacitado para enfrentar problemas maiores da próxima vez, sem se abalar.
Faça mais do que é pago para fazer e resolva. Com certeza no futuro, você ganhará mais do que hoje.

Sucesso a todos!
Sugestões de temas, dúvidas e, etc.: [email protected]

*Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros.

Confira todos os artigos do especial 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...