Empreender

Roberto Pires abre oficialmente o Amazontech 2011

O maior evento que discute as potencialidades naturais da região amazônica aliadas à tecnologia e sustentabilidade- o Amazontech 2011, sediado neste ano em Palmas, capital do Tocantins, foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira, 18, no Theatro Fernanda Montenegro, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Com o tema “Novos Rumos Para a Ciência, Tecnologia e Negócios Sustentáveis”, o evento reúne um grande número de pesquisadores, universidades, empresários e financiadores, todos em prol do desenvolvimento sustentável, inovação e competitividade.

Nesta sétima edição do Amazontech, o SEBRAE e parceiros investiram aproximadamente R$ 5 milhões em toda estrutura, conforme informou o superintendente do SEBRAE/TO, Paulo Massuia, durante pronunciamento. Segundo ele, a expectativa é que o evento receba um público de 30 mil visitantes e que movimente a economia tocantinense em vários setores.

Roberto Pires, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/TO e do Sistema FIETO- Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, destacou que este é um momento ímpar para os empresários tocantinenses. De acordo com ele, a expectativa é que o Amazontech deixe no Tocantins um legado de cultura em inovação.

“Ao receber um evento deste porte, avalio que a classe empresarial do Tocantins será impulsionada. Acredito que esta sétima edição do Amazontech deixará no Estado uma nova cultura em inovação e tornará o ambiente competitivo. Os empresários verão modelos de inovação e novas técnicas de obter sucesso com os empreendimentos. O Tocantins vive um momento ímpar ao sediar este evento”, afirmou o presidente.

A abertura contou ainda com a presença do diretor- presidente do SEBRAE Nacional, Luiz Barreto, que falou sobre sustentabilidade na geração de negócios e conhecimentos. “Sustentabilidade é um dos temas mais importantes e mais discutidos no século XXI. Toda equipe do SEBRAE chama a atenção para esta questão e geração de conhecimentos aliados à inovação tecnológica”, frisou.

Representando o governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, o vice- governador João Oliveira salientou a importância do evento. Para Oliveira, o Estado ganhará com as trocas de conhecimento e avanço em tecnologias. “O governo do Tocantins vê com bons olhos o legado que este evento deixará. Os empresários precisam inovar de forma sustentável. Estou convicto de que este evento, que reúne pessoas de todas as regiões do país, entrará para a história do Estado.”

Financiamentos em pesquisas e Lei da Inovação
Questionado sobre a expectativa em negócios, como financiamentos em pesquisas, o secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, afirmou que o evento trará um grande debate no que tange a área da inovação. Para ele, inovar para competir é imprescindível.

“A expectativa é grande, pois aqui se encontra empresários, cientistas e pesquisadores de todo Brasil e até do exterior. No ambiente em que vivemos, principalmente pensando na sustentabilidade, tenho certeza de que isso aumentará a concorrência no mercado”, disse Borges frisando ainda que, com o financiamento em pesquisas e trocas empresariais, a Lei da Inovação irá vingar no Estado. “O financiamentos em pesquisas e trocas empresariais, farão com que a Lei da Inovação, criada recentemente no Estado, seja colocada em prática e esclarecida a todos. Será um ganho muito grande para o Tocantins, empresários, academia e financiadores”, afirmou.

Na programação desta edição do Amazontech estão previstas palestras, cursos, oficinas, rodadas de negócio e projetos, exposição de produtos, serviços e tecnologias, dias de campo, entre outros. O evento será encerrado no próximo sábado, 22, com o Festival SESI Música 2011.

Fonte: Thaís Ramalho / Unidade de Comunicação Institucional do Sistema FIETO- UCI

TWITTER