Suce$$o Profissional

Como transformar seu currículo em um Currículo Campeão – Parte II



O currículo é a parte primordial em um processo seletivo, pois é através dele que a empresa ou a agência de empregos tomará conhecimento da sua existência, do seu interesse em determinada vaga e do seu perfil profissional. Mesmo assim, ainda recebemos currículos com informações, muitas vezes, confusas.

Um colega recebeu um currículo de uma pessoa com bastante experiência, mas quando olhamos o currículo, não parecia atraente, era vago e não demonstrava toda a experiência que aquela pessoa soube nos comunicar tão bem. Mas imagine se tivéssemos tido contato apenas com o currículo? Com certeza acharíamos que não atendia aos requisitos da vaga. O currículo deve ser bem feito. Ele facilita a triagem e pode ou não despertar o interesse em lhe convocar para a entrevista.

Veja algumas situações de currículos que temos recebido:
• Sem nome e sem dados para contato. Como avisar sobre a entrevista?
• Com fotos em situações pouco profissionais. Foto de currículo, se houver, deve ser 3x4, ponto.
• Sem especificar data de nascimento ou sexo. Essa informação pode evitar constrangimentos.
• Com uma formatação confusa. Use letra normal, maiúsculas e minúsculas, tamanho 12.
• Com a razão social ao invés do nome da empresa. Ninguém conhece a Arcos Dourados Comércio de Alimentos S/A, já Mc Donalds tenho certeza que sim.
• Sem data de admissão e demissão. Precisamos saber se a experiência é recente ou não.
• Sem especificar cargo e atividades realizadas. Aqui você tem a chance de expor suas habilidades técnicas.

São inúmeras situações em que o candidato perde uma chance de concorrer a uma vaga importante por esquecer detalhes que são fundamentais.

Adote uma postura desenvolvida e proativa em relação a sua carreira. Analise seu currículo isentando-se de justificativas. Ele parece interessante para quem vai recebê-lo?

Faça o que for possível para torná-lo atraente e que fique claro seu potencial. E se mesmo assim você não for chamado para a entrevista aí, poderemos falar das especificidades da vaga, da empresa e que, talvez, você não atendeu os requisitos naquele momento. Mas isso é assunto para outro artigo.

Sucesso a todos!

Sugestões de temas, dúvidas e, etc.: [email protected]
*Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...