Suce$$o Profissional

Requisito: Boa comunicação. Como assim ???



Dentro do que venho falado, outro requisito fundamental para o sucesso em uma entrevista de emprego e, também, na carreira profissional é a comunicação. Uma das maiores dificuldades dos candidatos é saber Quando se comunicar e, principalmente, Como se comunicar.

Chegar numa entrevista e falar gírias, regionalismos, etc., não contribui em nada. Saiba quem é a pessoa que te ouve para adequar sua fala. Mas convenhamos que gíria não cai bem em lugar nenhum, não é mesmo?

A comunicação deve ser clara, eficiente e atingir um objetivo: convencer o entrevistador de que você é capaz. Fale com foco e direcionamento, elabore o que vai dizer com começo, meio e fim. Além disso, a comunicação eficiente reduz problemas com colegas, clientes e facilita sua vida na empresa.

Saber se comunicar é imprescindível para seus relacionamentos que nada mais são do que negociações. Você precisa persuadir a pessoa que te ouve do que você fala. Precisa se fazer entendido e uma ótima forma de ganhar experiência em comunicação é a prática da leitura.

Algumas empresas perguntam aos candidatos qual foi o último livro lido. E eu devolvo a pergunta a você: qual foi o ultimo livro que você leu? A leitura aumenta seu vocabulário e permite a “locomoção” dentro da sua fala. Você vai falar sem medo de errar e com propriedade.
Pois afinal, a entrevista de emprego nada mais é do que um ritual de comunicação onde você quer o emprego e a empresa precisa do profissional. Então, convença que você é o profissional que a empresa precisa com uma comunicação clara e objetiva.
Sucesso!

Sugestões de temas, dúvidas e, etc.: [email protected]

*Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros.
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...