Suce$$o Profissional

Tudo é uma questão de Cultura Organizacional

 

Quando uma empresa se constitui ela forma valores, princípios e regras próprias. O empreendedor, inclusive, abre uma empresa para que ele possa criar seus próprios conceitos de como atuar no mercado.

Por isso vemos empresas que trabalham sábado, outras não. Empresas que preferem funcionários casados e com filhos e empresas que preferem jovens e solteiros. Empresas com a mão de obra exclusivamente familiar e outras que não permitem nenhum tipo de vínculo afetivo ou familiar. E assim vai. Mesmo que a empresa seja jovem ela já existia na cabeça de seus proprietários e por isso, as empresas se diferenciam tanto de uma para a outra.

Quando o funcionário é contratado ele deve entender que precisa se adequar a empresa e não o contrário. Se a empresa usa uniforme, ele deve usar também. Não há por que abrir exceção para um funcionário que acabou de entrar, sendo que tantos outros já se adequaram há tanto tempo. A empresa é diferente do espaço da sua casa e todas as suas manias, seus mimos, seus hábitos devem ficar por lá. No ambiente da empresa você é visto como o funcionário da empresa. Experimente ligar em alguma empresa ou instituição e dizer apenas seu nome, logo, a telefonista perguntará: Fulano, da onde? Ela quer dizer de qual empresa. E isso nos liga a cultura da mesma.

Por tanto, o processo seletivo não é um momento em que apenas a empresa escolhe. Você também deve saber se quer entrar neste “relacionamento”. Se a cultura daquela empresa está de acordo com o que você quer e acredita. Sempre falo para os meus candidatos, avaliem bem se é isso que vocês querem, se houve identificação com o uniforme, com o ambiente de trabalho e com as normas da empresa. Logo que estamos no processo final, levo o candidato no local de trabalho e digo, veja se você se imagina aqui, todos os dias do mês. Alguns dizem que depois dão uma resposta e nunca mais aparecem.

Não há problema algum em não se identificar com a empresa, é preferível desistir neste momento do que depois de ter sido contratado. Aquilo que venho dizendo, identifique seu perfil, que área gosta, se prefere trabalhar em uma empresa pequena ou em uma grande empresa, se quer ser funcionário público ou ter o próprio negócio. Traçando o objetivo, a meta, depois é só correr atrás com foco, avaliando qual empresa tem o seu perfil.
Sucesso!

Sugestões de temas, dúvidas e, etc.: [email protected]

*Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros. Através do CurriculumPalmas conta com um banco de talentos diversificado com possibilidade de atender diferentes demandas.

 

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...