Suce$$o Profissional

Tenho as qualificações que o mercado busca, mas e agora?

 

Este artigo é inspirado em várias pessoas que me encaminharam currículos junto a um apelo: Não consigo emprego. Pude observar em todos eles, um bom currículo e uma boa qualificação profissional. O que falta então? Bom, o processo de conseguir um emprego envolve além do conhecimento técnico, graduação, idiomas, informática, cursos extra-curriculares muitas outras questões, quase sempre deixadas de lado.

Em primeiro lugar, você precisa de uma estratégia para ser visto pelo mercado. Distribua seu currículo em todas as agências disponíveis, Sine, Natee (É um projeto de empregabilidade que funciona dentro do Ministério do Trabalho). Depois nas consultorias de RH, como por exemplo, Brasil B&M, Rebouças Consultoria, Psiquê, Espaço PSI, Personas RH, Pessoal RH, etc. Pensa que acabou? Qual a sua área? Agora é a vez de deixar em todas as empresas que possivelmente contratam profissionais nessa área. Faça um mapa e siga em frente. Procure na internet, pesquise e se informe. A gente não colhe sem plantar. Desta forma, você esta fazendo seu marketing pessoal e com tantas sementes plantadas, é provável que uma ou até mais, cheguem a dar frutos.

As empresas vão avaliar em você empatia, comunicação, trabalho em equipe, criatividade, flexibilidade. Além de capacidade de resolver problemas, pois se não houver problemas na empresa, por que razão eles haveriam de te contratar? Então, resolva. Avaliam também, a liderança. Essa não é competência de gerente, encarregado, chefe, você precisa ser líder de sua carreira, pois liderança é capacidade de análise, foco em resultados, auto-motivação e empatia de trazer as pessoas para você. Seu nome deve ser Pronto! Pronto para resolver, para mudar de setor, para mudar de horário, pois o fim último é a empresa e o seu trabalho para fazê-la crescer. Pois se uma empresa cresce, você cresce junto. Trabalhe com os melhores e maiores.

Para finalizar, o que também falta em muitos candidatos é a auto-estima, o orgulho de si, o otimismo e a perseverança. Já falei uma vez, se você acredita que vai dar certo com certeza dará. Agora, se você faz por fazer, não acredita, então com certeza não vai dar certo.

Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;

Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;

Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;

Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;

Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.

Sugestões de temas, dúvidas e, etc.: [email protected]

*Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros. Através do CurriculumPalmas conta com um banco de talentos diversificado com possibilidade de atender diferentes demandas.
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...