Suce$$o Profissional

Entenda o motivo de tanta exigência

Tenho falado da necessidade de qualificação. Vejo empresários em busca de talentos e candidatos sem entender tantas exigências quando, muitas vezes, o salário oferecido parece nem compensar tanto. Mas entendamos um ponto: Um empresário abre uma empresa com o objetivo de ter lucro, para isso ele precisará de muitos clientes, pois até chegar neste objetivo ele precisa pagar aluguel, empregados e muitos, muitos impostos.

Cada funcionário custa quase o dobro para o empresário, pois ele paga todos aqueles valores referentes à contratação. Ou seja, se ele te paga 545,00 ele gasta na verdade quase 1.000,00 com a sua contratação. (Isso dando um exemplo de salário mínimo, sem incluir benefícios, pois hoje em dia a maioria das empresas precisa ter algo para atrair candidatos). Para isso ele precisará ter clientes para pagar cada um desses funcionários.

Aquela frase “o funcionário tem que se pagar” é bastante pertinente, pois este dinheiro precisa vir de algum lugar. O funcionário entra na empresa com o trabalho, com idéias para fidelizar clientes, com soluções que promovam economia nos processos da empresa, etc. Então, em uma entrevista de emprego você deve convencer o empregador que valerá o preço que vai ser pago pela sua contratação. É imprescindível ter algum atrativo, mostrar que tem força de vontade, enfim, convencer que é qualificado. Vender um produto para a empresa que é Você.

Se um produto é bom, às vezes, a gente nem se importa com o preço que está pagando, pois compensa. Não é verdade? A qualificação envolve muito mais competências como agilidade, pro atividade, energia, disposição e capacidade de resolver problemas do que cursos e mais cursos. A relação empregador-empregado tem que ser um ganha-ganha. Você ganha salário, benefícios, possibilidades de crescimento pessoal e profissional e o empregador ganha alguém para produzir e ajudar no crescimento da empresa. Lembrando se a empresa cresce o funcionário cresce junto e todos ganham no final.

 

 

Sugestões de temas, dúvidas e, etc.: [email protected]

*Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros. Através do CurriculumPalmas conta com um banco de talentos diversificado com possibilidade de atender diferentes demandas.
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...