Suce$$o Profissional

Como se comportar em uma entrevista de emprego – Parte II



Aí vão mais algumas dicas para a entrevista de emprego.

• Honestidade em todas as respostas em primeiro lugar.
• A entrevista é o momento em que a empresa quer saber o que você tem a oferecer. É a hora de você se mostrar. Faça seu marketing. A gente só compra aquilo que conhece.
• Ao falar de si mesmo, seja breve e sincero. Pontos positivos precisam ser verdadeiros e pontos a serem melhorados precisam ser explicitados, pois todo mundo têm os seus. Diga o que você tem a melhorar, já mostrando o que tem feito para resolver. Não diga nada que possa lhe prejudicar ou que deixe margem para dúvida.
• Cite seus empregos anteriores descrevendo brevemente o que realizava em cada um deles. Será importante. Fale a verdade sobre os motivos de seu desligamento se atentando para não falar mal de chefes ou da empresa. Se você fala mal daquela poderá falar mal desta também, não é mesmo?
• Não minta jamais! Hoje em dia as empresas fazem discretas checagens de referências e é possível descobrir qualquer informação. Lembrando que vivemos em uma cidade relativamente pequena onde é fácil localizar as empresas.
• Já ouviram falar de “queimar a carteira”? Os empresários ficam mesmo receosos quando entrevistam pessoas que mudam de emprego com facilidade e/ou ficam menos de 1 ano nas empresas. Demonstra instabilidade, falta de comprometimento e nenhuma habilidade de lidar com dificuldades. Toda empresa tem seus problemas e o que muda mesmo é só o endereço.
• Ao ser questionado sobre salário seja honesto sobre suas despesas e de qual o valor mínimo supriria suas necessidades. Especifique aluguel, parcelas de veículos e o que mais você tem de compromisso financeiro para que o empregador entenda de quanto você precisa. Se você omitir esta informação será aquele funcionário frustrado daqui 2 meses em busca de novas entrevistas de emprego, mas com um detalhe, a “carteira queimada”.
• Diga sempre o que a empresa ganha em te contratar. Precisando de trabalho, todo mundo está. Então, fale de suas qualidades, suas habilidades e o que você pretende trazer para a empresa.
Sucesso!

Sugestões de temas, dúvidas e, etc.: [email protected]
http://lunnadiasconsultoria.blogspot.com


*Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros. Através do CurriculumPalmas conta com um banco de talentos diversificado com possibilidade de atender diferentes demandas.
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...