Suce$$o Profissional

O Apagão de Mão de obra



Em artigos anteriores tenho dito que há vagas e há pessoas em busca de emprego, mas as duas situações não conseguem se alinhar. O que acontece? O cliente atual é “super exigente” e tem diversas opções, muitas vezes, com os mesmos preços. O que vai fazê-lo optar por esta ou aquela empresa é justamente o atendimento diferenciado.

Se você aprecia a comida de determinado restaurante, mas demoram em lhe atender, rapidamente você encontra um em que se sinta único e especial pelo atendimento prestado. Sendo assim, empresários e gestores de empresas para se manterem num mercado tão concorrido precisam ter colaboradores qualificados e bem treinados para atender as altas expectativas dos clientes.

Não pode ser aquele funcionário que faz tudo de qualquer jeito ou só faz o que lhe solicitam. Tem que superar expectativas, não apenas atendendo, mas promovendo a fidelização do cliente. Por que os melhores não ficam desempregados? Por que os melhores são promovidos rapidamente? Está difícil encontrar alguém que queira vestir a camisa da empresa, que cuide do negócio da empresa onde trabalha como se fosse seu, que seja empreendedor no seu próprio emprego.

Esta estória de trabalhar apenas pagar as contas no fim do mês não passa nem perto de empreendedorismo, não é mesmo? Muitos empresários com quem trabalho têm uma reclamação recorrente: funcionários que de 3 a 6 meses na função não demonstram mais interesse.

Muitas pessoas não entendem que atender bem o cliente é fundamental para que o negócio cresça e obtenha maiores resultados financeiros. Aí sim, esses valores podem ser reinvestidos em promoção, em capacitação in company dos funcionários, etc. No ritmo que o Brasil e, principalmente, o Tocantins vem crescendo viveremos em breve um “apagão de mão de obra”. A expansão dos negócios ficará limitada a falta dos colaboradores qualificados. Por isso, a grande jogada é: Qualifique-se. Temos vagas, mas faltam candidatos.

http://lunnadiasconsultoria.blogspot.com
Sugestões de temas, dúvidas e, etc.: [email protected]


*Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros. Através do CurriculumPalmas conta com um banco de talentos diversificado com possibilidade de atender diferentes demandas.
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...