Suce$$o Profissional

Como transformar seu currículo em um Currículo Campeão!



Trabalhar com seleção e desenvolvimento de pessoas é um desafio diário. Às vezes, é um verdadeiro trabalho de Sísifo. De um lado tenho empresários ansiosos por contratar profissionais qualificados. De outro uma longa fila de pessoas em busca de um emprego. O que será que acontece então, que não conseguimos unir os dois? A resposta é uma só: Qualificação.

E não falo apenas de cursos, graduação, MBA’s ou pósgraduação. Falo de qualificação desde a preparação do currículo. O currículo é sua porta de entrada para qualquer processo seletivo. Ele vai antes de você e tem que ser atraente. É um ritual de conquista.

Um currículo organizado, bem formatado e com experiências profissionais bem descritas vai abrir portas e não fechá-las. Vai mostrar que você sabe informática, é organizado e consegue expor suas idéias de forma clara. Não são estas competências que o mercado procura? Seu currículo precisa falar por você.

O currículo não deve ter muitas páginas, nem deve ser prolixo, isso pode acabar te prejudicando. Currículo tem que ser objetivo e precisa ter objetivo. Qual área você pretende atuar?

É imprescindível colocar: dados pessoais, contatos, formação e experiências profissionais. Ajuda muito descrever sucintamente a sua função e um pouco do que você executava na empresa. Nem toda secretária realiza as mesmas atividades. Nem sempre a telefonista só atende ao telefone. Isso te permite concorrer a outros cargos.

Auxiliar Administrativo do contas a pagar, do departamento pessoal ou do faturamento? Tempo de empresa é outro fator que também conta bastante. O que você desenvolveu? Quais os sucessos alcançados? Quais as metas superadas?

Cursos, também, são sempre bem vindos. E cursos gratuitos ou com valor mais acessível têm bastante. (Lembre-se: Quem quer arruma um jeito, quem não quer inventa uma desculpa.). Mostra que o profissional busca se desenvolver e quer sempre aprender algo novo. Com estas dicas, seu currículo tem tudo para se tornar um currículo campeão.

Então continue acompanhando nossos artigos para dar um upgrade em sua carreira.

*Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros. Através do CurriculumPalmas conta com um banco de talentos diversificado com possibilidade de atender diferentes demandas.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...