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Curso auxilia panificadores na obtenção de excelência nos negócios

Você dá valor ao pão de cada dia? Para muitos esta indagação é um mero dito popular, mas para os profissionais de panificação este é o objetivo maior de seu negócio, valorizar o pão, os serviços e os colaboradores. Por isso, o Sebrae em parceria com o Sindicato dos Panificadores do Tocantins, realiza mais um módulo do Propan – Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação. O curso de Gestão de Pessoas acontece em Palmas, entre os dias 20 e 25 de setembro, no período noturno.

No total são 15 horas de curso e 4 horas de consultoria individual na empresa com o instrutor de Belo Horizonte, Bruno Leonardo do ITPC – Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria. Neste treinamento participam cerca de 20 pessoas de 7 empresas.

Para Márcia Rodrigues, Gerente do Núcleo Regional Centro do Sebrae, o tema contribuirá para a construção de políticas de gestão de pessoas nas padarias. “O curso irá trabalhar formas de como os participantes podem alcançar os objetivos do programa, aliando as metas e valores da empresa aos dos seus colaboradores. No processo de mudança, os colaboradores passam a entender que são necessárias novas práticas para a obtenção do sucesso”, afirma Márcia.

O dono da Panificadora Dicasa, Almir Graciliano da Silva, diz que está animado com o programa. “Estou achando interessante este curso, no primeiro módulo aprendemos sobre como organizar a empresa, porque muitas vezes vamos deixando passar as coisas. Agora para este módulo, até alguns funcionários que não estavam animados, com a visita do consultor aqui, mudaram de idéia”, acrescenta o empresário.

O programa completo possui 5 módulos. Entre os tópicos abordados no programa estão: formas mais eficientes de eliminar desperdícios, como padronizar os processos produtivos, melhoria na qualidade do atendimento, gestão de pessoas, gerenciamento de produção e otimização de vendas.

Em 2009, as padarias que participam do Propan vivenciaram uma expansão de 13,67% nas vendas, superando, inclusive, a média do setor no ano, que foi de 12,61%. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae/TO)
 

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