Capacitação

UFT capacita mais de cem mulheres com projeto de qualificação

O último final de semana foi movimentado nos municípios de Miracema e Tocantinópolis e na Comunidade Barra da Aroeira, com as ações do projeto “Qualificação das Mulheres no Tocantins: um caminho possível”. O projeto é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Cerca de 100 mulheres foram capacitadas. Em Tocantinópolis, foi ministrado o curso de fabricação de massas, doces e salgados. Na Comunidade Barra da Aroeira, as mulheres participaram do curso de fabricação de doces a partir de insumos do cerrado. Já em Miracema, o curso oferecido foi o de Design de Biojóias. E o trabalho não para por aí, durante todo esse semestre ocorrerão cursos em várias localidades.

Mulheres vulneraveis - 2.jpg (Foto: vimagrin)De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Maria Santana Milhomem, o momento atual é o ápice do projeto: “São cursos práticos e que são aceitos na localidade. Estamos felizes em poder fazer parte desse momento com as várias mulheres envolvidas no projeto”.

O Projeto

Maria Santana explica que o projeto visa a qualificação e autonomia das mulheres do Tocantins, por meio da qualificação de 1200 mulheres no estado, que vivem em situação de vulnerabilidade social, dando atenção especial às quilombolas, ribeirinhas e periféricas sobre as múltiplas formas de prevenção da violência contra a mulher. Além disso, também é levado em consideração a cultura empreendedora, buscando contribuir na ampliação das possibilidades de geração de trabalho e renda, da elevação da autoestima e da melhoria de suas condições de vida.

Programação

Mulheres vulneraveis - 3.jpg (Foto: vimagrin)Para isso, estão sendo ofertados 11 cursos de capacitação nas cidades de Palmas, Arraias, Miracema, Porto Nacional, Araguatins e Dianópolis e nas comunidades quilombolas Barra da Aroeira em Santa Tereza TO, Kalunga do Mimoso e Lagoa da Pedra em Arraias TO. Abaixo você confere quais os próximos cursos que serão ofertados, bem como o local:






TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS