O que os líderes e empresas podem fazer para manter a estabilidade do clima organizacional?

Especialista explica que novas lideranças são pautadas por empatia, inclusão e vulnerabilidade


Já sabemos que a cultura de uma empresa, seja qual segmento for, é feita por pessoas. Cada uma delas é única, merece respeito, confiança e direciona as ações de uma liderança ou empresa. Com todas as transformações vivenciadas pela pandemia e sentidas de formas diferentes, as novas lideranças são organizadas e firmadas por empatia, inclusão e vulnerabilidade.

De acordo com a administradora, master coach e analista comportamental, Tudy Vieira, o clima organizacional já existe dentro da empresa. “Uma organização empresarial surge a partir das pessoas as quais trabalham nela. Como humanos, temos diversas maneiras de reagir emocionalmente ao ambiente ao qual estamos. E diante disso, de todos os sentimentos identificados e suas consequências no trabalho, podemos falar sobre clima organizacional,” explica Tudy.

Como cada um é um, as reações podem ser positivas ou negativas. E os desafios vistos de diferentes visões. “Por este clima já existir é fácil identificá-lo e totalmente possível que todos gerem resultados e estejam a par do papel das lideranças pela manutenção desse clima organizacional,” cita a master coach.

Passos para um ambiente estável


O primeiro passo é garantir o bem-estar dos colaboradores da empresa. “O segundo passo é que as lideranças estejam atentas às mudanças transformadoras do ambiente. Uma empresa é feita de gente para gente. Um bom líder engajará seu funcionário e o tempo para organizar as demandas de forma produtiva é algo que ele desenvolve a partir de prioridades,” ressalta a especialista.

Outro passo explicado por Tudy é que o (a) colaborador (a) é incentivado a obter um nível maior de consciência através do autoconhecimento. “A motivação é o combustível que engaja os colaboradores a atingirem os resultados. A produtividade e a qualidade da entrega dos seus serviços ou produtos estão ligados em quão comprometida está a sua equipe. Para isso é importante uma liderança de alta performance. Somente um líder consegue extrair o melhor de sua equipe a oferecer o melhor de si,” assegurou.  
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS