Empreendedorismo

9 portais brasileiros que todo empreendedor deveria ler


Imagem: Freepik 

Quando bate aquela dúvida, para quem recorrer? A internet é uma grande aliada nesses momentos, mas também disponibiliza fontes diferentes que nem sempre têm grande relevância ou credibilidade. Então, em um mundo lotado de informação no qual há inúmeros blogs de conteúdo sobre empreendedorismo, a quais recorrer?

1. Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos. A instituição tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico das microempresas e das empresas de pequeno porte, industriais, comerciais, agrícolas e de serviços.

No Tocantins, teve início em junho de 1989, como Centro de Apoio Gerencial - CEAG, com funcionamento na cidade de Miracema do Tocantins, sede provisória do estado. Em 1990, em reunião do Conselho Deliberativo Estadual, foi aprovada a mudança de CEAG para Sebrae. No mesmo ano, a instituição mudou-se para Palmas, a nova Capital, passando a funcionar no prédio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio.

Em 1994, mudou-se para sua sede própria, dando continuidade aos trabalhos de desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico do mais novo estado da Federação.

2. Endeavor Brasil

O Portal Endeavor é uma das fontes mais completas sobre empreendedorismo do Brasil. No menu superior, você encontra os principais desafios categorizados, que se desdobram em desafios mais específicos. Deixando o mouse sobre “Pessoas”, por exemplo, você pode conferir artigos e vídeos sobre sócios, liderança, cultura organizacional, contratação e desenvolvimento.

Na área de downloads, você encontra ainda vários e-books e ferramentas para complementar seu aprendizado, fora a seção de Pesquisas, com estudos e provocações sobre o ambiente de negócios.

2. Astella Invest

Que tal eleger como principal meta ano que vem superar você mesmo e ser o melhor de que é capaz? Essa foi a provocação que Edson Rigonatti, sócio da Astella, fez para empreendedores na página, no início de 2015. Ao longo dos últimos meses, compartilhou as melhores práticas dos elementos e habilidades necessárias a um CEO, resultando em um compilado de lições e casos valiosíssimos para seu desenvolvimento e jornada à frente de um negócio.

4. Romero Rodrigues

Ele já esteve dos dois lados do balcão: primeiro fundando a Buscapé Company e, agora, como sócio da Redpoint Ventures. No blog, Romero traz lições do ponto de vista de um empreendedor investidor, tratando principalmente sobre liderança, acesso a capital e sobre o ambiente de tecnologia.

5. Agendor

Aqui, o domínio é o trio marketing, vendas e CRM. O blog da Agendor fala bastante da arte de vender, desde como fazer uma ligação para um contato novo até como reter a confiança do cliente no atendimento.

6. Nomus

Se você empreende no setor industrial, o blog da Nomus é uma das melhores referências para se capacitar. Lá, você encontra conteúdo sobre temas de planejamento, gestão e metodologias, para acompanhar sua produção e desembaraçar toda a complexidade que é tocar sua indústria.

7. Conta Azul

Amortização, precificação, relatórios? O blog da Conta Azul é bem diversificado, mas, se você tem uma dúvida mais específica de finanças, é bem provável que você encontra um bom conteúdo relacionado por lá. E as ferramentas são muito úteis! Estão disponibilizados planilha de centro de custos, template de orçamento, planilha de fluxo de caixa, entre várias outras ferramentas para ajudar na sua gestão financeira.

8. Resultados Digitais

Precisa aprender um pouco mais sobre como formatar suas estratégias e métricas inbound, criar posts patrocinados em redes sociais, montar uma área de sucesso do cliente? Bom, a Resultados Digitais é uma das maiores especialistas em marketing digital do país. No blog, eles disponibilizam artigos, e-books, webinars e kits de conteúdo gratuitamente.

9. Project Builder

Reunindo artigos que vão das características essenciais de um gerente de projetos até o passo a passo para implementar um sistema de automatização de serviços, a Project Builder tem um dos maiores blogs de gestão de projetos que conhecemos. Além dos artigos, há e-books, webinários e ferramentas disponíveis – uma delas, inclusive, que promete diagnosticar a saúde do seu projeto.
 
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS