Saúde

Ação "Ombros Amigos" promove escuta e acolhimento psicológico

Iniciativa coloca profissionais da psicologia à disposição para atender pessoas ao telefone


A ASAP (Ação Social Arquidiocesana de Palmas) está promovendo a “Ação Ombros Amigos”, um projeto de escuta, acolhimento e direcionamento psicológico. A ação disponibiliza dois números de telefone, às quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, exclusivamente para receber ligações de pessoas que precisam de alguém com quem conversar.

 Esta ação faz parte do Programa Emaús, também de autoria da ASAP que atua há 22 anos com questões sociais em Palmas. O presidente da Associação, Amilson Silva Rodrigues, relata que a iniciativa de promover escuta e acolhimento, surgiu por causa dos efeitos do período de pandemia: “Nesse tempo nós nos deparamos com várias demandas do público que nós atendemos em outros projetos da ASAP. Pessoas se sentindo isoladas, com depressão, tendo ela tido covid, ou não. Está todo mundo doente psicologicamente, é desemprego, é a criança que não tem aula e fica em casa... E daí surgem os casos de violência contra a criança e o adolescente, contra a mulher”. E foi a partir da identificação desses problemas que a “Ação Ombros Amigos” foi criada.

Toda semana, nos dias e horários pré estabelecidos, uma equipe formada por um psicólogo coordenador e três alunos, estagiários do curso de Psicologia do Ceulp Ulbra, se colocam à disposição para conversar com as pessoas que ligam. Por se tratar de tratar de atendimentos ao telefone, pessoas de Palmas e de todo Brasil podem participar. A escuta e o acolhimento são práticas da psicologia que tem por objetivo o reconhecimento do sofrimento do paciente e oferecer uma oportunidade para que esta pessoa se expresse sobre o que sente. Não é um acompanhamento clínico, é um paliativo que pode ser muito útil para o alívio emocional e diminuição da ansiedade. Porém, caso a equipe do “Ombros Amigos” perceba a necessidade de assistência psicológica mais específica, a pessoa será direcionada para tal, seja pelo SUS ou pela rede privada.

Conheça essa iniciativa e caso precise dessa escuta e acolhimento, os números para receber este atendimento são:

Tel 1: (63) 3322-6445
Tel 2: (63) 3217-4145
Horários: Quarta e sexta feira, das 9h às 12h


 
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS