Educação

Ministro da Educação visita Campus Palmas e libera cerca de 6 milhões para o IFTO

Da Coordenação de Comunicação e Eventos

O ministro da Educação, Mendonça Filho, cumpriu agenda nesta segunda-feira, 25, em Palmas. Pela manhã, ele participou de cerimônia no Palácio do Araguaia. E após o almoço, seguiu para o Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), na ocasião ele visitou as obras do futuro bloco 16 da unidade, que estão paralisadas desde o último mês de março. Além disso, o ministro anunciou a liberação de cerca de R$ 5 milhões e 600 mil para o IFTO.

O recurso destinado ao Instituto será utilizado para finalização das obras do bloco 16 do Campus Palmas, construção de blocos de salas de aula no Campus Avançado Lagoa da Confusão e construção de guarita no Campus Porto Nacional.

Durante o anúncio da liberação, o reitor Francisco Nairton, agradeceu a presença do ministro e reforçou a parceria com a deputada federal Dorinha Seabra. Além disso, ele ressaltou que o IFTO conta com 11 campi, 75 cursos e mais de 15 mil estudantes, e que a verba liberada será muito importante na efetivação dos processos licitatórios.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Viegas, destacou o papel dos institutos federais no desenvolvimento de ponta de novas tecnologias e ressaltou que as portas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica estão abertas para a consolidação das instituições.

A deputada federal, Dorinha Seabra, lembrou que ainda como secretária estadual de Educação consolidou a doação dos prédios aos campi Araguaína e Paraíso do Tocantins. Recordou ainda que o ensino promovido pela instituição é de extrema qualidade, tanto que as comunidades criam expectativas de mudanças da realidade, com a chegada de uma unidade do IFTO. Por isso, ela está articulando junto ao Ministério da Educação (MEC), a implantação de cinco novos campi, nas cidades de: Guaraí, Miracema do Tocantins, Palmeirópolis, Taguatinga e Xambioá.

Por fim, o ministro da Educação ressaltou a importância da expansão da rede, e explicou que para um estado como o Tocantins, cuja a extensão é grande e a densidade demográfica é pequena, a interiorização das unidades facilita o acesso à educação e evita que os jovens deixem suas comunidades em busca de educação. Além disso, ele ressaltou a importância da retomada das obras, pois mesmo em tempo de contingenciamento, é preciso priorizar certas demandas. 
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