Empreendedorismo

Bate papo em restaurante da Capital discute empreendedorismo

Um momento de descontração, mas para falar de coisa séria. É com este intuito que a Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (Ajee-TO) realiza no próximo dia 17 a 3ª edição do Papo Apreendedor. Desta vez o tema será “Franquias, uma grande oportunidade!”.

Para caracterizar o viés informal do evento, o bate papo será realizado em um restaurante. O Capitão Cook, no terraço do Capim Dourado Shopping, é o ponto de encontro entre as 19 e as 21 horas.

Segundo o diretor de Projetos da Ajee Renan Macedo, as franquias costumam chamar a atenção dos empreendedores porque passam uma visão de haver maior facilidade na gestão do negócio, por já existir um padrão. “Este é um negócio que já vem padronizado em relação a processos, gestão, layout de ambiente, posicionamento de marca e vários outros pontos”, avalia, ao citar que é um modelo de empreendimento que já vem forma estruturada.

Para se aprofundar no mundo das franquias, o encontro contará com a participação do analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO) Rogério Maracaípe, que poderá contribuir com informações técnicas sobre a gestão deste modelo de negócios.

Já com o empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Karielo Coelho, os participantes poderão trocar experiências sobre franquias, na prática, já que ele administra – com sucesso - empreendimentos franquiados há alguns anos.

O objetivo da Ajee é possibilitar que os participantes aprofundem conhecimentos em franquias uma vez que este é um segmento que cresce ano após ano e pode ser uma grande oportunidade de negócio. A ideia é que os participantes compartilhem conhecimento.

Inscrições

O bate papo é voltado para potenciais empresários, empresários, empreendedores e estudantes. São esperados cerca de 40 participantes. As inscrições podem ser feitas no site da Ajee (ajeetocantins.com.br) até o dia 16 de março e o investimento é de R$ 20,00.

Franquias

O diretor da Ajee acrescenta que, segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), em 2015 já havia 3,07 mil marcas de franquias brasileiras no mercado. Ainda conforme dados da associação, no mesmo ano foram quase 13 mil novas unidade de franquias abertas no País.

O faturamento desse seguimento de negócio já chega a R$ 139 bilhões ao ano. A expectativa da ABF é que esse faturamento cresça 8% ao ano, com 10% a mais no número de unidades abertas e 6% de crescimento de novas marcas. “São números expressivos em relação a outros mercados que tendem a crescer 3% ao ano. Os percentuais das franquias fazem os olhos de muita gente brilhar”, conclui Macedo.


Aurora Fernandes
Assessora de imprensa Ajee
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS