Artigos

O processo de retenção de um Profissional de Sucesso


             O profissional de sucesso chegou até a sua empresa, o que fazer para retê-lo? Você está diante daquele profissional que venho falando aqui na coluna e com toda certeza você quer que ele permaneça na sua empresa, mas o que você deve fazer para que ele continue lhe trazendo resultados?

 Em primeiro lugar, o profissional de sucesso precisa de um salário adequado as suas obrigações e responsabilidades. E não é um salário alto, é um salário justo de acordo com o que ele executa na empresa. Um salário muito aquém fará com que ele continue de olho no mercado, pois o que ganha não está dentro do que ele poderia ganhar em outras empresas e, possivelmente, não atende todas as suas necessidades pessoais. Então, é necessário ter um plano de cargos e salário bem embasado no mercado da região. Já o pacote de benefícios fica a critério de cada empresário, mas é importante contemplar benefícios que realmente irão facilitar a vida do empregado e dará tranquilidade para que ele foque na empresa e não em organizar sua vida lá fora.

Em segundo lugar, a empresa precisa oferecer oportunidades de crescimento, pois estagnação não faz parte dos planos do profissional de sucesso. E oportunidade de crescimento aqui não implica somente salário, implica muito mais novos aprendizados e desafios dentro da empresa. Se a empresa está em crescimento então o profissional também vai crescer junto, vai precisar aprender coisas novas e terá desafios constantemente.

Por último, o profissional de sucesso busca uma empresa com um bom clima organizacional, um ambiente onde existam líderes e não chefes, onde não predomine a fofoca e nem a falta de comunicação. Enfim, nesta empresa deve prevalecer o diálogo aberto, processos assertivos de feedback e um ambiente agradável e harmônico para se trabalhar. O clima organizacional afeta a produtividade dos colaboradores e é um dos grandes motivadores dos pedidos de demissão.

O profissional de sucesso pode até trabalhar em uma empresa que não possua um salário adequado, ou oportunidades de crescimento ou um bom clima organizacional, no entanto, é bem possível que estará aberto a ouvir propostas que se mostrem diferentes do ambiente em que está. Assim, como não é fácil se tornar um profissional de sucesso, se tornar uma empresa em que este profissional queira fazer carreira envolve, também, um grande desafio de desenvolvimento.

Sucesso a todos!

Lunna Dias, Psicóloga, Master Coach, Formação como Consultora DISC, Formação de Analista de Cargos e Salários, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas.
Contato: [email protected]
 
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS