Economia

Pesquisa nas três maiores cidades do Estado aponta redução na intenção de consumo no Dia dos Pais


Uma das datas comemorativas mais importantes para o setor do comércio, o Dia dos Pais, a ser celebrado no próximo dia nove de agosto, apresentou uma redução na intenção de consumo este ano. A pesquisa que mede esse quesito foi realizada nas três maiores cidades do Estado, Palmas, Araguaína e Gurupi, e revelou uma redução na intenção de compras entre as pessoas que pretendem presentear nessa data. A média das três cidades chegou a 49,5%, quase a metade, que deseja presentear os pais. Mas na comparação com o ano passado, o recuo foi de 10,3% na intenção de consumo, já que em 2014 a média registrada foi de 59,7%.

Palmas
Em Palmas, a intenção de presentear foi a menor registrada, mesmo com a renda familiar sendo a mais alta dentre os municípios pesquisados. Dos entrevistados, 46,9% querem presentear os pais com peças de vestuário (31,5%), comprando de um a dois presentes (92,3%) e realizando essas compras em shoppings (36,3%).


Ainda na Capital, a intenção de gasto com os presentes ficou entre R$ 100 e R$ 150 reais (36,5%), com pagamento em dinheiro (60%) e o desconto no preço foi o item mais apontado (34,4%). Entre os que optaram pelo parcelamento da dívida a ser contraída, a maioria (84,8%) afirmou que o fará em apenas 3 parcelas. A pesquisa revelou ainda que 44,1% dos entrevistados afirmaram ter presenteado no Dia dos Pais em 2014, e que esse número em 2013 foi maior, chegando a 58,3%.

Araguaína
Na segunda maior cidade do Estado, o número de intencionados aumentou um pouco com relação a Capital. Em Araguaína, 47,2% afirmaram que pretendem presentear no Dia dos Pais, adquirindo vestuário (36,4%), comprando de um a dois presentes (90,6%) e gastando até R$ 50 reais (20,1%).

Ainda na Capital do Boi Gordo, o comércio de rua foi o local mais apontado para essa compra (67,6%). Em dinheiro foi a forma de pagamento mais citada (63%), entre os que pretendem parcelar essa compra disseram que o farão entre quatro e seis vezes (47,3%) e o desconto no preço foi o item mais citado como fator decisivo para a compra (30,5%). Dos entrevistados, 31,8% afirmaram ter presenteado na mesma data no ano passado, contra 57% registrado em 2013.

Gurupi
A exemplo do que aconteceu na pesquisa relativa ao Dia dos Namorados, em Gurupi foi apontado o maior número de pessoas com o desejo de presentear no Dia dos Pais. Na Capital da Amizade, 54,5% dos entrevistados disseram que pretendem presentear seus pais. E, a exemplo de Palmas e Araguaína, o item mais apontado para presente foi peças de vestuário (33,7%). A intenção é adquirir também apenas de um a dois presentes (92,7%), o local de compra escolhido também foi o comércio de rua (74,7%) e a pretensão de gasto ficou entre R$ 100 e R$150 reais (27,5%).

Ainda em Gurupi, a forma de pagamento mais apontada foi em dinheiro (64,2%), o desconto no preço foi o fator decisivo para se realizar a compra (31,6%) e os que afirmaram ter a intenção de parcelar o pagamento dos presentes, a opção mais citada foi em até três vezes (75,9%). Os que presentearam alguém na mesma data no ano passado chegaram a 45,4%, revelando uma pequena redução com relação a 2013, que registrou 52,8%.

Sobre a pesquisa
A pesquisa de intenção de consumo no Dia dos Pais foi realizada pelo Instituto Fecomércio Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em Palmas, a pesquisa ouviu 401 pessoas de ambos os sexos, com idade a partir dos 16 anos e foi aplicada entre os dias seis e oito de julho. Já em Araguaína e em Gurupi, foram 400 pessoas entrevistadas, também com idade a partir dos 16 anos e de ambos os sexos e foi realizada entre os dias seis e nove julho.


(Ronaldo Coelho – Ascom Instituto Fecomércio Tocantins)
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