Colinas

Ações de combate a perdas de energia elétrica chegam a Colinas

Ricardo Sottero

Durante toda esta semana, a Energisa Tocantins está com ações de combate a perdas e ligações irregulares de energia elétrica na cidade de Colinas, na região norte do Estado. São cerca de 20 equipes fiscalizando unidades de consumo residenciais e comerciais. A operação também conta com o apoio da Polícia Civil, já que a prática de ligações clandestinas e adulteração do relógio medidor configuram crime de furto.
De acordo com Márcio Yoshio, gerente de Recuperação de Energia, vários indícios de irregularidades na cidade motivaram o mutirão de combate. “Mas é importante lembrar que as ações acontecem durante o ano todo. Contudo, quando muitas situações são detectadas, iniciamos estas fiscalizações em massa”, aponta Márcio.

Segurança

O coordenador de Planejamento e Combate a Perdas da Energisa Tocantins, Eloysio Lopes, enfatiza que um dos focos das ações é garantir a segurança dos consumidores, uma vez que quem faz as ligações clandestinas não dispõe dos equipamentos adequados de segurança. “Sem contar os riscos para os equipamentos e a rede elétrica da região. Quando um erra, todos pagam por isso”, explica o coordenador.

Crime de furto

A Polícia Civil mais uma vez dá apoio à operação de combate a perdas da distribuidora, acompanhando as fiscalizações. “Nos casos de flagrantes, vamos encaminhar o responsável até a delegacia para os procedimentos legais”, esclarece a delegada Gladys Graciela Cury.

Balanço

Entre janeiro e março deste ano, 14 cidades receberam equipes da Energisa Tocantins. Foram mais de 5.700 fiscalizações, 354 autuações e cerca de 3.506 medidores substituídos.

 
Leia sobre: CeltinsColinas do TocantinsEnergisaFurtoPerda
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS