Capacitação

Programa Pioneiros Mirins terá parceria com sistema S

Em parceria com o sistema S, do qual fazem parte, SESC, SEBRAE e SENAI, o Governo do Tocantins assume como prioridade para o programa Pioneiro Mirins, a profissionalização de crianças e adolescentes participantes. A parceria vem no intuito de prestar cursos profissionalizantes a todos os adolescentes quem completarem 14 anos, nova idade máxima para permanência nos Pioneiros Mirins. Para isso, um projeto de lei, autorizando a parceria, vai ser votado pela Assembléia Legislativa.

A qualificação técnica vem junto ao reforço ao caráter pedagógico, à inclusão de ações voltadas à sustentabilidade (cada pioneiro deverá plantar 10 árvores por ano), à formação cultural, prevenção às drogas e à educação para o trânsito, segundo enumerou Carlos Gaguim.
O governador disse que pretende transformar os Pioneiros Mirins em referência para o país e avaliou que hoje o programa não cumpre sua função de promoção social. “Apontem-me, nesses 20 anos, quantos pioneiros mirins se formaram médicos, enfermeiros. Mas nos próximos 30 anos teremos milhares deles bem qualificados”, disse, apontando para um planejamento de longo prazo na gestão do programa.
Com a recente criação da Fundação Pioneiros Mirins está sendo planejado um reforço no caráter pedagógico e ficam facilitados os convênios com empresas privadas, que podem colaborar com o programa e abater as contribuições no imposto de renda.

Fonte: Secom/Flávio Herculano
 

TWITTER