Empreender

AJEE Tocantins participa do 20º Congresso Nacional de Jovens Empreendedores da CONAJE

 
Samila Bonilha e Sarah Mary
Durante os dias 26 a 28 de novembro, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) realizou a 20ª edição do Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (20º Conaje), no Hotel Vila Galé, em Fortaleza (CE). Com a presença de jovens empresários e empreendedores de todo o Brasil, o Congresso teve uma programação recheada de palestras e mesas redondas com renomados nomes do empreendedorismo, além da etapa final do Concurso Nacional de Startups, que teve como objetivo fomentar o mercado brasileiro de ideias inovadoras e com diferenciais.

O Presidente da Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE Tocantins), Alan Cardoso, o Vice-Presidente, Bruno Vima, o Diretor de Relações Empresariais, Éverson Lagares e o Presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Estado do Tocantins (SIMAM/TO), Tiago Ferreira, contaram com três dias de muito conhecimento e espírito empreendedor, no qual tiveram a oportunidade de vivenciar apresentações de cases de sucesso e networking com empresários de todas as regiões do Brasil, além de participarem da Assembleia Geral Ordinária onde foram debatidas e atualizadas as pautas dos movimentos jovens empresariais para um Brasil mais justo e empreendedor.

De acordo com o Presidente da AJEE Tocantins, Alan Cardoso, essa oportunidade de representar o Tocantins no Conselho de Representantes da CONAJE é sempre muito enriquecedora e permite que possamos replicar no Tocantins projetos e políticas públicas que visam melhorar o ambiente empreendedor no estado e torna-lo mais atrativo à novos investimentos da iniciativa privada.

O 20º Conaje teve como objetivo promover e disseminar a cultura do empreendedorismo entre os jovens de todo o Brasil. Isso foi possível por meio da análise de “cases” ligados ao empreendedorismo mundial e sua aplicabilidade na dinâmica social estabelecida, a reunião de jovens empresários do País, o diálogo entre eles e os governos e a qualificação de jovens empreendedores e universitários para o enfrentamento da nova dinâmica de mercado.

Com a proposta de homenagear pessoas, entidades e empresas que apoiam o movimento jovem empreendedor no país, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários realiza, a cada edição do seu Congresso Nacional, a entrega da Comenda Empreendedor Conaje. A homenagem faz parte do projeto Amigos da Conaje e busca reconhecer os incentivadores do empreendedorismo no Brasil, que tenham sido parceiros da Confederação na busca por um ambiente mais favorável à prática empreendedora. Representantes nacionais e de diversos estados, escolhidos pela Conaje e movimentos jovens empresariais, são homenageados durante o evento. Nesta edição, a AJEE Tocantins agraciou o empresário Roberto Pires, Presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), com a Comenda Empreendedor Conaje, recebida durante o Jantar Amigos da CONAJE, onde foi representado pelo Conselheiro da FIETO, Tiago Ferreira.

O evento também foi sede do Concurso Nacional de Startups da Conaje, que teve como objetivo selecionar as melhores ideias inovadoras de jovens empreendedores de todo País para se apresentarem no Congresso e serem premiadas. A proposta do projeto, que teve sua segunda edição, foi de fomentar o mercado brasileiro de startups, aumentar a sua visibilidade no Brasil, contribuir para a dinamização do ambiente empreendedor, facilitar a criação de empresas inovadoras, oferecer mentoria e orientações sobre modelagem de negócios. Entre os 10 finalistas, o Tocantins estava bem representado com a Startup “Cidadão21” do Empresário Tocantinense Sergio Figueras.

Ascom AJEE

Leia sobre: AJEE TocantinsConaje
TWITTER