Capacitação

Adolescentes do CASE terminam curso de iniciação profissional de panificação

“Eu preciso acreditar que tudo vai dar certo. Esse curso veio para me mostrar que posso ser melhor, que posso ser útil, que posso voltar para a sociedade e ser aceito”, afirmou W.L.F., de 18 anos e que está na unidade há um ano e um mês. É o Projeto Pão de Ouro, com o grande objetivo de ressocializar os adolescentes privados de liberdade, que já está sendo respaldado com o sucesso dos investimentos.

Na tarde da última sexta-feira, 11, na unidade móvel de panificação do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial que estava instalada no CASE – Centro de Atendimento Socioeducativo, os adolescentes e suas mães terminaram o curso de iniciação profissional de Auxiliar de Confeitaria. Foram produzidos bolos, tortas, biscoitos, pão francês, massas doces e semidoces e pães especiais.

O curso, que foi gerido pelo Senai, através do professor Raimundo Coelho Pimentel, serviu para qualificar os adolescentes, além de ser uma ação social. Servidores do CASE e a equipe do Senai preparam uma mesa com os produtos produzidos pelos reeducandos. Guloseimas de encher os olhos. Tudo preparado com muito carinho.

“Os adolescentes do CASE superaram todas as nossas expectativas. Eles têm um futuro promissor, é só acreditar e investir no trabalho com dedicação. Tivemos 100% de participação. Eles têm 80% de possibilidades de arrumar um emprego”, assegurou o professor.

“Para mim, esse curso está sendo uma benção de Deus. Meu filho está muito empolgado e tem me prometido que vamos trabalhar juntos. Eu já tinha habilidades e estou aqui porque tive a oportunidade para aperfeiçoar o que já sabia. Eu e meu filho temos planos de montar o nosso próprio negócio”, afirmou Francileide Lopes, mãe do adolescente W.L.F..

Para o diretor de Internação e Semiliberdade da superintendência de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Hélio Pereira Marques, é uma satisfação ver os adolescentes crescendo e querendo o melhor para eles. “Nós não temos medido esforços para realizar um trabalho que possa nos trazer excelentes resultados e que esses resultados sejam exemplos”, assegurou Marques.

É desta forma, acreditando que o futuro pode ser melhor e que o trabalho dignifica as pessoas, que o Governo do Tocantins, por meio da Seciju - Secretaria da Cidadania e Justiça investe na recuperação dos reeducandos.


Estiveram presentes o superintendente de Proteção dos Direitos Humanos da Seciju, os servidores da Unidade e as famílias dos internos.

Projeto Pão de Ouro
A ressocialização e a inclusão social através de projetos sociais que possam gerar renda para os adolescentes e suas famílias. O resgate dos valores éticos, morais e sociais, facilitando e preparando os adolescentes que foram vítimas e agressores da própria sociedade, para que possam novamente praticar a cidadania como um ser dotado de inteligência com o usufruto do seu potencial.

A primeira fase do projeto teve início em outubro de 2008. Houve várias discussões com os adolescentes e suas famílias, a equipe técnica do CASE e a Unitins para que, inicialmente, algumas definições fossem concretizadas. As escolhas do nome do projeto e da atividade produtiva pelos Internos, foram algumas delas.

De 2008 para 2009 foram realizadas oficinas teóricas e práticas, palestras, atividades socioeducativas e culturais, avaliação por competência, construção participativa, tudo em conformidade com o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente e o projeto Político Pedagógico do CASE.

Em outubro deste ano, começaram no CASE, as primeiras aulas práticas de panificação. Ainda em outubro, o Senai enviou para a Unidade a unidade móvel de Panificação. Iria começar, de fato, o curso profissionalizante de panificação. De 27 de outubro a 06 de novembro, teve o curso de Ajudante de Padeiro e de 27 de novembro a 11 de dezembro, o curso de Auxiliar de Confeitaria.

Dentre os parceiros do Projeto estão o juizado da Infância e Juventude, o Ministério Público, o CEDCA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, as secretarias estaduais da Juventude e do Trabalho e do Desenvolvimento Social, através do Provida, a CUFA/TO e o sistema S (Senai, Sesi, Sesc, Senac, Sest/Senat).

O CASE faz parte da Superintendência de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria da Cidadania e Justiça.

CASE
Unidade de internação para adolescentes privados de liberdade. Atualmente tem 23 reeducandos. A equipe técnica é formada de Psicólogos, Pedagogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeuta e Enfermeiro. São 50 socioeducadores. A unidade tem três alojamentos, escola (Escola Mundo Sócio do Saber – 1º e 2º grau), piscina, quadra poliesportiva, igreja, espaço de educação física, área de convivência, administração, cozinha, lavanderia e almoxarifado.
 

TWITTER