Especiais

Mostra reúne experimentos com fontes alternativas de energia

 

Você já viu de perto algum gerador de energia sustentável? Nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), alunos do primeiro período dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) vão expor protótipos capazes de produzir energia solar, eólica, ou a partir de biomassa. A mostra será realizada ao ar livre, entre os Bloco II e III do Câmpus de Palmas, em dois horários no turno da manhã, nos dois dias: das 8h30 às 9h e das 10h30 às 11h.
 

Alunos vão demonstrar o funcionamento dos experimentos nesta quinta e sexta-feira (Foto: Vitória Drechsler/Dicom)

Com materiais simples e de baixo custo como hélices, lâmpadas de LED e biogás (metano), os estudantes potencializam o que aprenderam nas aulas do professor Adão Montel. "A ideia central deste trabalho é mostrar aos alunos que eles mesmos podem construir geradores a partir do que é estudado na sala de aula e provar que é possível gerar energia sem gastar muito" comenta o professor, satisfeito com as amostras.
 

Mostra reúne trabalhos de alunos das engenharias Civil e Elétrica (Foto: Vitória Drechsler/Dicom)


O estudante Gabriel Cintra, que produziu o motor Stirling, um gerador de energia por biomassa, conta que tem interesse por essa área desde a formação em eletrotécnica, no Instituto Federal do Tocantins. "Esse tipo de atividade exercita a nossa mente e é uma possibilidade de vermos o resultado do que estudamos na prática".

A partir de uma sugestão do professor, outro aluno, Rerison da Silva, montou um experimento com placas de LED infravermelho. A ideia foi testar o potencial deste dispositivo, e o resultado foi bastante promissor. "Agora estamos pensando em aperfeiçoar o experimento e tentar levar o projeto para o 53º Congresso Internacional de Bioenergia", planeja o estudante. Confira a galeria de fotos dos trabalhos aqui.

 



 

Leia sobre: UFT
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS