Ensino Geral

Projovem Trabalhador capacita e certifica 60 alunos de Natividade

A cidade histórica de Natividade, 240 km de Palmas, reuniu neste último final de semana cerca de 30 jovens beneficiários do programa Projovem Trabalhador para a entrega dos certificados. Os novos profissionais foram prestigiados por diversas autoridades municipais, além do Secretário Estadual da Juventude, Joaquim Júnior. A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções, sexta-feira, 28, às 21h.

O programa federal, gerido no estado pela Sejuv, capacitou 60 jovens através de cursos nas áreas de: técnico em administração e turismo e hospitalidade. O objetivo do Projovem Trabalhador é qualificar profissionalmente os jovens de 18 a 29 anos, possibilitando assim maiores chances para a obtenção de emprego.

Além deste benefício, o jovem participante ainda conta com parcerias que possibilitam a obtenção de micro crédito por meio de empréstimo do Banco da Gente e o cadastro no sistema nacional de empregos – Sine, além da bolsa - auxilio durante o curso no valor de R$ 100 reais.

A professora Malena Barbosa, instrutora do curso na cidade, relatou o empenho dos jovens durante o curso. “Eu ficava impressionada com o esforço dos alunos. Sob chuva ou sol, eles participavam das aulas assiduamente, quase não faltavam. Eles realmente perceberam como o curso é importante para cada um”, ressaltou.

No mesmo final de semana, os jovens beneficiários do Programa Jovem Profissional também organizaram a solenidade de entrega de certificados, com uma animada confraternização ao termino. 30 alunos do curso de auxiliar em contabilidade puderam receber o certificado de seu esforço, após 3 meses de aula.

O Jovem Profissional é uma iniciativa do governo estadual que visa à inclusão digital e social de jovens entre 15 a 29 anos através de cursos profissionalizantes. O programa é executado em 29 municípios do estado, totalizando 1.450 vagas.

Estes são resultados das políticas públicas do governo do Tocantins. Para o secretário, Joaquim Junior, este é só o início desta nova gestão. “Estamos buscando melhorias na qualidade de vida de nossos jovens, através de políticas públicas, que efetivamente atinjam os jovens, inclusive os que moram na ponta, no interior do estado. Coloco-me a disposição de qualquer município para discutirmos juntos, as políticas públicas da juventude”, afirmou.

Fonte: Ascom Sejuv-TO
 

TWITTER