Especiais

Alunos da UFT conquistam terceiro lugar em prêmio de Física do ITA


Por Bianca Zanella
Alunos do Curso de Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid - Física) no Câmpus de Araguaína conquistaram o terceiro lugar no IX Encontro de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Efita). No evento realizado de 15 a 18 de julho em São José dos Campos/SP, Cleiton Malvessi e Ana Paula Basto apresentaram trabalho sobre "A Utilização do arduino para ensinar a física do eletromagnetismo" e concorreram com alunos de renomadas instituições do país.


Cleiton apresentou o projeto em São José dos Campos (Foto: Divulgação)

Arduinos são plataformas eletrônicas de hardware livre que permitem o desenvolvimento de objetos interativos. Em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (Labmade) e o Laboratório Interativo Digital (Labid) da UFT, os autores do projeto utilizaram uma dessas plataformas para criar um dispositivo que demonstra o funcionamento de circuitos elétricos. O experimento serviu como suporte didático para aulas de Física em uma escola de Araguaína onde os bolsistas atuam pelo Pibid.

Imagem do protótipo (Foto: Divulgação)



"Os alunos das escolas são muito receptivos a esse tipo de experimento" comenta um dos coordenadores do Pibid-Física, Matheus Lobo. "Este é um projeto incipiente com muitas outras perspectivas, já que o arduino é uma plataforma muito versátil", acrescenta o professor. A expectativa é que o projeto premiado possa servir de inspiração e motivação para outros projetos de inovação tecnológica com foco no ensino, e também contribua para aumentar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pela Física como ciência. "Esperamos despertar essa curiosidade para atrair mais alunos para o nosso Curso de Física, já que faltam professores nesta área para atuar no mercado", diz Lobo. O Pibid-Física conta atualmente com 28 bolsistas, estudantes da UFT, que atuam em escolas de Araguaína.
 

 

Leia sobre: UFT
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS