Ensino Geral

SESI Tocantins divulga Prêmio SESI Qualidade na Educação

A fim de estimular a melhoria da qualidade da educação básica, no país, o SESI Nacional, promove o Prêmio SESI Qualidade da Educação – PSQE edição 2009/2010.

O Prêmio busca envolver toda a comunidade escolar para uma avaliação e reflexão sobre as práticas educativas e promove a implementação de novas estratégias para a formação de uma base educacional sólida.

As equipes de Responsabilidade Social Empresarial e Educação do SESI Gurupi participaram de uma capacitação durante essa semana e inicia a partir de 23 de novembro de 2009 a divulgação in loco nas escolas em todo o Estado do Tocantins. “Nosso objetivo é ir até às escolas e incentivá-las a realizar a inscrição ainda este ano”, explica João Roberto Branício, da Responsabilidade Social Empresarial do SESI Gurupi.

“Queremos realizar pelo menos 180 inscrições em todo o estado, sendo 60 para Palmas e região, 60 para Gurupi e redondezas e 60 para Araguaína e proximidades”, diz Isabel Monteiro Botelho, assessora técnica de educação do SESI Tocantins.

São vários os benefícios para as escolas que irão concorrer ao Prêmio. “Além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com qualidade, está a autoavaliação e reflexão sobre as práticas educativas e de gestão desenvolvidas na escola; A implementação de novas estratégias visando à melhoria da qualidade da educação; e conhecer outras práticas referências de educação de qualidade no exterior”, diz Salviano Martins, gerente do SESI Gurupi.

Três categorias serão premiadas: Escolas de Educação Fundamental e Médio da Rede Pública (1º ao 5º lugar com premiações de 20 mil a 5 mil reais); Escolas de Educação Fundamental e Médio da Rede Privada (1º ao 3º lugar com prêmios de 20 mil a 10 mil reais) e Escolas da Rede SESI de educação (1º e 2º lugares com 20 e 15 mil respectivamente).

Serão dez vencedoras nas três categorias. Além do prêmio em dinheiro, cada instituição terá direito a enviar um representante para conhecer de perto uma ação educativa considerada referência no exterior.

Todas as escolas classificadas serão convidadas para o evento de premiação, que acontecerá em Brasília, em outubro de 2010.

As inscrições podem ser feitas até 14 de fevereiro pelo site do SESI.
O PSQE é uma iniciativa dos empresários do setor industrial, em parceria com a Unesco e Movimento Todos pela Educação, e se estende a todas as escolas de ensino fundamental e médio, públicas, privadas e da Rede SESI de Educação. Podem participar do Prêmio todas as escolas de ensino fundamental e médio, rurais ou urbanas, que estejam credenciadas nos sistemas municipal, estadual ou federal de ensino. Não importa o tamanho do corpo docente e discente, e nem a estrutura física da escola.

Fonte: Ambrolina Oliveira/Unidade de Comunicação Institucional do SESI

TWITTER