Tocantins

Detran Tocantins lança campanha para o Carnaval

 

O Governo do Estado, por meio do Detran Tocantins, lançará nesta quinta-feira, 27, às 16 horas, durante blitz educativa na Avenida NS-02 (entre a feira da 304 Sul e o Espaço Cultural), em Palmas, a campanha estadual de prevenção a acidente de trânsito para o período de Carnaval.

Na ação os alunos do ensino fundamental do Colégio da Polícia Militar entregarão, juntamente com as equipe do Detran-TO, Agetrans (Agência de Máquinas e Transportes), Hemocentro, Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de Palmas, Projeto Vida no Trânsito e Polícia Militar, materiais educativos para os condutores e falarão brevemente sobre os perigos da mistura do álcool e direção e sobre a importância de cuidados básicos no trânsito.

A campanha de prevenção foi elaborada em duas etapas, conforme explica a diretora de educação para o trânsito do Detran-TO, Márcia Rezende. “Na primeira etapa iremos realizar blitz conscientizando os condutores que vão viajar neste período de carnaval. Já na segunda etapa iremos está dentro dos circuitos dos carnavais das principais cidades do Estado, abordando diretamente os foliões. Além disso, nossa equipe irá dispor de uma tenda onde com espaço lúdico para o cidadão se informar e divertir”, explicou.

Estão programadas ações nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional. “Priorizamos os pontos onde terão as maiores festas e consequentemente a maior aglomeração de veículos, condutores, ciclistas e pedestres. De acordo com os dados estatísticos estas são as cidades onde mais ocorrem acidentes no Estado”, afirmou.

Dados da PRF

De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) o Carnaval é o feriado com maior número de mortes nas rodovias federais. Em 2013, foram registrados, somente no Tocantins, 23 acidentes, sendo 9 sem vítimas, 12 com feridos e 2 acidentes envolvendo vítimas fatais onde 4 pessoas perderam suas vidas.

Programa “Detran-TO Educando para a Vida”

A participação dos alunos do ensino fundamental do Colégio da Polícia Militar na blitz de lançamento da campanha de carnaval, faz parte das ações do “Detran-TO educando para a Vida”, programa pioneiro em levar a educação para o trânsito, de modo transversal, a todos os alunos do 1º ao 9º ano das redes de ensino pública e privada do Estado.  (Jesuino Júnior – Ascom)

TWITTER