Estágio

Cresce 20% oportunidades de estágio para acadêmicos da Faculdade Católica

 
Conseguir um bom emprego na área para qual se especializou. Este é o sonho da maior parte dos estudantes de graduação de todo o Brasil, que normalmente iniciam a sua carreira profissional no estágio. O estágio, atualmente, tem sido o elo entre universidade e empresa, além de ser uma grande oportunidade para que o estudante desenvolva, na prática, suas competências como profissional.

Entre agosto e outubro deste ano, o número de estudantes que ingressaram no mercado de trabalho através do estágio teve um aumento de 20% na Faculdade Católica do Tocantins, totalizando 355 novos estudantes atuando em empresas como Ministério da Fazenda, Procon, Prefeitura Municipal de Palmas, Procuradoria Federal, Celtins, Saneatins, Correios, Autovia Veículos, entre outros.

O Assessor Especial de Gabinete do Conselheiro no Tribunal de Contas no Estado do Tocantins, Fernando Augusto Matte Garcia, formado no Curso de Direito da Faculdade Católica do Tocantins contou sobre a sua carreira, destacando a importância do estágio. Fernando começou o estágio antes de entrar na graduação, no Fórum de Vila Rica – MT. “A minha ideia de cursar Direito nasceu em Vila Rica, após iniciar um estágio no Fórum, ainda no ensino médio”, disse.

 

Depois de ingressar no curso de Direito em Jataí/GO e pedir transferência para Palmas, para a Faculdade Católica do Tocantins, Fernando Augusto ainda participou de mais dois estágios: no gabinete do juiz Pedro Nelson, e no escritório da advogada Priscila Costa. “Após 10 meses em Palmas, surgiu à oportunidade de fazer uma entrevista no gabinete da 5ª Relatoria para exercer a função de Assistente de Gabinete no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), passei e fui nomeado em fevereiro de 2011. Aproveitei esta oportunidade e apliquei meus conhecimentos obtidos com o estudo e consegui a nomeação para a função de Assessor Especial de Gabinete no TCE/TO em agosto de 2012. Antes disso, consegui ser aprovado no Exame da Ordem na primeira prova que fiz, ainda no 9º período. Desde 18 de agosto de 2012, sou advogado. Hoje exerço a advocacia e a função de Assessor Especial de Gabinete de Conselheiro no TCE/TO. Sinto-me realizado profissionalmente”, completou.

 

Fernando Augusto faz questão de ressaltar a importância da formação acadêmica. “A Faculdade Católica contribuiu muito para o meu aprendizado e na minha vida profissional. Agradeço os professores ótimos e dedicados que tive”, finalizou.

 

O Coordenador da Central de Estágio da Faculdade Católica do Tocantins, professor Antônio Rafael Bôsso, alerta para a importância dos acadêmicos aproveitarem as oportunidades de estágio. Após a Lei de Estágio de 2008, nº 11.788, as empresas iniciaram uma fase de percepção da importância do estágio na formação de novos profissionais. No ano de 2012 o aumento do estágio nas empresas aconteceu de forma notável. Isto está impulsionando a qualificação da mão de obra em todo Brasil. O estágio é ligação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo fundamental para a formação de profissionais com maior qualificação. Nós da Faculdade Católica do Tocantins estamos fazendo de tudo para colocar nossos alunos no mercado de trabalho o quanto antes, exemplo disso, é a busca de novos convênios de estágios com empresas e a realização da III Mostra Católica.”

TWITTER