Ensino Geral

Aula Inaugural de Georreferenciamento em Palmas

Cinquenta e quatro profissionais da área Tecnológica voltaram a sala de aula para participarem do curso de Georreferenciamento que teve início nesta quinta-feira em Palmas com aula inaugural no auditório do CREA-TO.
O curso de Georreferenciamento está acontecendo graças a uma parceria entre o CREA-TO, a Universidade Federal de Urbelânica MG e a Castela Consultoria Ltda, também de Urbelância.
De acordo com a Presidente do CREA-TO, a Engenheira Civil Roberta Castro, o curso está chegando num momento oportuno, devido aos atuais desafios tecnológicos exigidos no campo da Engenharia “Vamos buscar outras parcerias e dotar nossos profissionais de novos conhecimentos, seja em forma de cursos ou palestras, o que não podemos é ficar parados no tempo enquanto que a cada dia surgem novidades no mercado”.


O Curso de Georreferenciamento terá uma carga horária de 360hs e está previsto para terminar em janeiro de 2010. Segundo o Professor Fernado Castela, esses profissionais que dispertaram para o conhecimento pelo Georreferenciamento vão atuar nas áreas definidas pela Lei Federal 10.267/01 de interesse do Governo, dos Produtores Rurais e o Incra como Orgão Federal.
Habilitados a atuar neste segmento os profissionais vão construir o mosáico de um novo Brasil e de forma real, eliminando as distorções que existentes. “A parceria do CREA para a realização deste trabalho é importante porque o Conselho agrega os profissionais da Engenharia e Arquitetura que serão importantes para coibir essas práticas”. Disse Castela.


O estudo teórico e prático de Georreferenciamento consiste na obrigatoriedade da discrição do imóvel rural, em seus limites, características e confrontações, através de momorial descritivos firmado por um profissional habilitado, com a devida ART, na prática eles vão estar aptos a fazer um estudo detalhado contendo as coordenadas dos vértices (Pontos), definindos os limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao sistema Geodésico Brasileiro e com precisão posicional a ser fixada pelo Incra como previsto na Lei 10.267/01.

Os alunos vão ter noções de Topografia Aplicada ao Georreferenciamento, Sistema de Referência, Projeções Cartograficas, Ajustamento, Métodos e Medidas de Posicionamentos e aula praticas de GPS e Estação Total.


Fonte: Ascom/CREA-TO - Antônio Neves

TWITTER