Especiais

XVIII Congresso Brasileiro de História da Medicina


O Tocantins organiza neste ano de 2013 a Sociedade Tocantinense de História da Medicina e realiza, junto com o XVIII Congresso Brasileiro de História da Medicina que acontecerá em Palmas, capital do Estado, o I Congresso Tocantinense de História da Medicina.

Quando se fala em História da Medicina no Brasil, deve-se sempre destacar o nome do Prof. Dr. Ivolino de Vasconcelos por seu pioneirismo. Diplomado pela Faculdade Fluminense de Medicina em 1939, e pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro em 1945, fundou, juntamente com outros colegas, o Instituto Brasileiro de História da Medicina no ano de 1945. Em 1949, começou a publicar a Revista Brasileira de História da Medicina, que teve duração efêmera.

Em 1951, na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, organizou o 1º Congresso Brasileiro de História da Medicina que contou com a participação de profissionais de diversas regiões do país. Em 1953, realizou em Recife o 2º Congresso Brasileiro de História da Medicina e o 3º, novamente, no Rio de Janeiro em 1958.

O Prof. Dr. Ivolino de Vasconcelos faleceu, no Rio de Janeiro, em 1995. Após sua morte, as iniciativas do Prof. Ivolino de Vasconcelos não tiveram continuidade e por, durante quatro décadas, ficou-se sem uma divulgação e um estudo adequado da História da Medicina o que só viria a ser corrigido com a criação, em dia 21 de novembro de 1997, da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM).


Clique para acessar o conteúdo do Congresso



O Congresso Brasileiro de História da Medicina passou a ser promovido pela SBHM, fundada em 1997, graças ao empenho dos professores e doutores como Argeu Castro Rocha, Joffre Marcondes de Rezende e Ulysses Garzella Meneghelli e do apoio do Prof. Dr. Carlos da Silva Lacaz, como seu maior propulsor. Silva Lacaz foi eleito o primeiro presidente (1997-2001). Publicou cerca de 500 trabalhos científicos, cinqüenta livros e 1500 artigos para o jornal Folha de São Paulo. Faleceu em 23 de abril de 2002.

A Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM) é hoje uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com sede no Museu "Carlos da Silva Lacaz", localizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A SBHM tem como objetivos incentivar o estudo e a pesquisa da história da medicina brasileira em todo o território nacional visando contribuir para a preservação da sua memória; proporcionar o intercâmbio de informações nessa área de conhecimento; promover e divulgar reuniões, cursos e outros eventos relacionados à história da medicina, além de propugnar, junto às Faculdades e Escolas de Medicina, pelo ensino da História da Medicina nos cursos médicos como requisito básico para a formação integral do médico.

A SBMH vem resgatando a iniciativa do Prof. Dr. Ivolino de Vasconcelos, desde o ano de 1998, promovendo edições do Congresso em diversas regiões do país.



Seguindo as orientações e objetivos da Sociedade Brasileira de História da Medicina, muitos estados criaram as suas regionais e realizam também os seus congressos. Uma iniciativa que busca dar ressalva às palavras do Prof.Dr.Ivolino Vasconcelos, de que:
O estudo da história da Medicina é um instrumento vital para a formação ética e humanista do profissional da área médica através da celebração de seus grandes nomes e realizações. (VASCONCELOS, 1917 – 1995)


Fonte: Sociedade Brasileira de História da Medicina
 

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS