Cultura

Orquestra de Câmara Filarmonia se apresenta neste sábado na ATM

 

Criada especialmente para o projeto Música na Estrada-Terceira edição, A Orquestra de Câmara Filarmonia é formada por 22 músicos de diversas partes do Brasil e tem participação de dois atores/bailarinos sob a regência do Maestro Ugo Kageyama, de grande destaque na área educacional, que encabeçou a proposta de reunir músicos de vários lugares do Brasil, que juntos, cada um com sua vertente musical, pudessem criar uma simbiose artística que permitisse executar um programa variado com obras que vão do barroco ao popular.

A Orquestra se apresenta gratuitamente no dia 10, Sábado, ás 20 horas no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios. O Maestro Ugo Kageyama também fará uma palestra didática ás 18 h no mesmo local para alunos, professores e interessados em música.

Formada por profissionais que atuam em diversos conjuntos importantes de nosso país, professores universitários e músicos que estão se especializando fora do Brasil, a Orquestra de Câmara Filarmonia tem em seu DNA o desejo de levar o amplo espectro da música de concerto aos mais diversos pontos de nosso território, cumprindo desta maneira um importante papel social de difusão da musica de concerto. Um conjunto de artistas proporcionando um corpo orquestral variado, eclético e envolvente, para que o público se identifique com a música de concerto, creditando leveza e descontração a um gênero considerado mais sério, como acontece normalmente com a “música clássica”.

São 22 músicos na estrada com violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, que sempre encantam o público, além de instrumentos como oboé, fagote, clarinete e percussão. Em função da diversidade artística do conjunto, tornou-se possível construir um espetáculo multifacetado que oferece ao público uma breve e divertida história sobre a música. No programa, compositores como Bach, Mozart e Tchaikovsky, ícones da música clássica mundial, convivem de forma absolutamente harmoniosa com nomes como Gonzaga, Guerra Peixe e Sivuca, representantes do que há de melhor na música clássica e popular brasileira. Além de Palmas, a terceira edição do Música na Estrada também contempla as cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Velho, Boa Vista, Cuiabá e Palmas.

Segundo Nival Correia, produtor local, O projeto tambem ofereceu oficinas gratuitas de Violino/Viola, Violoncelo/Contrabaixo, Flauta , Clarinete , Trompete/Trombone no Colégio Militar de Palmas de 5 a 7 de agosto para pessoas que já tenha alguma experiência.

TWITTER