Empreender

Redesim realiza mais de 100 consultas no Tocantins



Na primeira semana de funcionamento, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) realizou 126 consultas prévias por empresários em todo o Tocantins, 88 delas foram autorizadas. A plataforma online está em funcionamento desde a última segunda-feira, dia 22, para consulta de viabilidade de nome para abertura ou alteração de nome de empresa.

Em Araguaína, além do nome, pode ser consultada também a viabilidade do local de funcionamento da empresa. Isso possibilita a emissão de um Alvará Provisório para atividades de baixo risco e as vistorias prévias referentes a essas atividades serão transferidas para após a abertura do negócio, permitindo o funcionamento imediato das empresas criadas na cidade.

Para a contadora Neide Nepomuceno, a facilidade encontrada para quem é contador foi o fato de estar tudo centralizado em um único lugar. “Ganharmos tempo e facilitou muito a vida do empresário”, comenta.
De acordo com o presidente da Jucetins, Antônio Milhomen, a Redesim é uma ferramenta importante para o Estado e principalmente para Araguaína. “Nós estamos tendo um grande sucesso em Araguaína. O empresário antes poderia gastar até 180 dias para abrir uma empresa. Com a Redesim implantada na sua totalidade, ele vai gastar em média oito dias úteis para estar totalmente legalizada”, explica.

Segundo Paulo Massuia, secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Redesim possibilita oferecer um atendimento de maior qualidade e agilidade aos empreendedores tocantinenses. “Araguaína está sendo piloto para esse programa que, em breve, já estará em todo Estado, trazendo mais agilidade e segurança para quem quer contribuir para o crescimento do Tocantins e fazer bons negócios”, afirmou Paulo Massuia.
O Tocantins encontra-se na primeira etapa de implantação do sistema que é a consulta prévia, que está sendo executado em parceria com a Junta Comercial de Minas Gerais, a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Sebrae Tocantins e prefeituras. A implantação da plataforma começou pela cidade de Araguaína, cuja prefeitura cumpriu todos os requisitos para possibilitar a execução dessa primeira etapa.

Redesim
Redesim é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e negócios, criada pela Lei 11.598 de 2007, que concentra serviços combinados das esferas federal, estadual e municipal como forma de impulsionar a formalização de empresas e fomentar riquezas. A Redesim é um sistema online, integrado, que permite abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO

TWITTER