Ensino Geral

Brasil fica em terceiro lugar em competição de educação profissional

Na maior competição global de educação profissional e tecnológica, realizada de 1º a 7 de setembro, em Calgary, no Canadá, o Brasil ficou em terceiro lugar por número de medalhas: 4 ouros, 4 pratas e 2 bronzes, além de 5 diplomas de excelência.

Em entrevista para a equipe brasileira no WordSkills, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Eduardo Machado, expôs sua avaliação sobre a competição e a relevante participação do Brasil. “ O que nós vimos aqui, é realmente uma troca de experiências, onde o que se avalia, não é somente a qualidade da educação profissional do país participante, mas também serve como um comparativo da qualidade educacional entre países do mundo inteiro. O que podemos avaliar, é que o SENAI está no caminho certo, mostrando que o Brasil tem uma característica extremamente importante no perfil de educação, que é o treinamento para a qualificação necessárias às empresas brasileiras em termos de competitividade”.

A equipe brasileira, que foi composta por 22 alunos do SENAI e dois do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ficou atrás apenas da Coréia do Sul e da Suíça. Os brasileiros ficaram à frente de vários países de primeiro mundo, como Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Canadá, mesmo disputando em apenas 20 das 45 modalidades da competição.

Machado ainda comentou sobre o reconhecimento internacional que o SENAI adquiriu entre países de primeiro mundo. “Nossos alunos, com certeza adquiriram um nível de competitividade mundial. O SENAI hoje é muito respeitado por países que possuem escolas de profissionalização no mundo inteiro e que reconhece nesta instituição uma alta capacidade de envolvimento não só dos que estão competindo aqui, mas principalmente pelo conceito que o SENAI carrega de estratégia de educação profissional, mostrando que o brasileiro é competente e que possui qualificação a altura da necessidade da competitividade das empresas nacionais.”

 

 

Confira o quadro de medalhas do Brasil:

 

OURO

 

Tiago Alves Nogueira de Souza (SENAI-AL) – Tecnologia da Informação.

Mateus Benedetti Freitas (SENAI-SP) – Eletrônica Industrial.

Fernando José Mangili Luiz (SENAI-SP) – Desenho Mecânico em CAD.

Mackson Santos (SENAI-RN) – Mecânica de Refrigeração,

 

 

PRATA

 

Dariel de Lira Gomes e Marcio Vitor da Silva (SENAI-SP) – Mecatrônica.

Danilo Rafael de O. Silva (SENAI-SP) – Fresagem a Comando Numérico Computadorizado.

Alexandre Concari (SENAI-RS) – Joalheria.

Geverson Abreu Schimitt (SENAI-RS) – Aplicação de Revestimento Cerâmico.

 

 

BRONZE

 

Rafael Soares Borges (SENAI-GO) – Soldagem.

André Luiz Martins Ramos (SENAI-SC) – Web Design.

 

 

DIPLOMA DE EXCELÊNCIA

 

André Didoné (SENAI-RS) – Eletricidade Predial.

Arthur Colasso Camargo (SENAI-SP) – Polimecânica.

Eduardo Bodini Santiago Junior (SENAI-SP) – Redes IT/PC.

Helena Neves Quintas Simões (SENAI-DF) – Design Gráfico.

Weliton Batisti (SENAI-SC) – Tornearia a CNC.

 

Fonte: SENAI

TWITTER