Municípios

Colinas: Motoristas da SEMEC recebem capacitação em Libras

 
Com o intuito de contribuir com a inclusão e a acessibilidade comunicacional entre estudantes e motoristas responsáveis pelo transporte escolar, o Município de Colinas do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado - CMAEE desenvolveu na última quinta-feira, dia 06 de junho, o 1º Encontro de Formação Continuada de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. A ação faz parte do projeto “Aprendendo a se Comunicar em LIBRAS” Fundamentado na Lei Federal -Nº 10.436 de maio/ 2005.

O presente Projeto tem como objetivo ministrar aulas de Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS aos alunos, professores regentes e demais profissionais da Rede Pública de Colinas, visando à comunicação bilíngue e a inclusão da criança surda na rede regular de Ensino.

Participaram deste encontro 9 (nove) motoristas e a Diretora de Transportes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Segundo a Diretora do CMAEE, Maria do Socorro Miranda, a equipe tem como visão de futuro avaliar e ampliar ações voltadas à pessoa surda. “O objetivo é proporcionar aos alunos com necessidade especiais, qualidade no atendimento desde sua entrada no ônibus escolar. Por isso, estamos promovendo essa capacitação, com expectativa de atingir todos os profissionais da educação”, informou.

Para o motorista Urcimar Mendes de Abreu, esta é uma grande oportunidade de compreender a linguagem em Libras. “Estamos todos os dias recebendo em nossas escolas alunos com alguma dificuldade, e ao transportá-los poderemos recebê-los melhor, nos comunicando com cada aluno. Pretendo dar continuidade e me aprofundar em Libras, acho importante”, comenta.

“Essas capacitações visam proporcionar acessibilidade aos alunos surdos, garantindo a acessibilidade e comunicação com qualidade. E para isso, é necessário disponibilizar aos servidores municipais a aquisição de conhecimentos da cultura surda, além de apoiar o uso e a difusão dessa língua”, enfatizou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Odálea Sarmento.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS