Especiais

Tocantins realiza provas da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática

 
Alunos do Tocantins realizam nesta terça-feira, 04, a primeira etapa das provas objetivas da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A segunda etapa das provas discursivas ocorrerá no dia 14 de setembro. Nesta edição, em todo o Estado, se inscreveram 682 escolas públicas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e médio.

Na Escola Estadual Frederico Pedreira mais de 800 alunos fizeram as provas. Segundo a diretora da escola, Luciana Gomes, o simulado realizado pela escola e o Salto ajudam os estudantes a obterem mais conhecimentos na realização dessas provas.

Ana Clara Rohden Negri, estudante da 2ª série do ensino médio participa pela primeira vez da OBMEP, mas espera conseguir bons resultados. “Gosto muito de matemática, é a disciplina que mais me adapto. Espero ter uma boa pontuação tanto para mim quanto para a escola”, declarou.

Para Matheus Felipe Simões, que também gosta da matemática, fazer a prova “é uma oportunidade de testar meus conhecimentos e tirar uma nota boa”.

A OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Os alunos que participam concorrem a medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de Menção Honrosa. Também recebem premiações professores, escolas e secretarias municipais de educação, dependendo do resultado das provas dos alunos da segunda fase. Os estudantes medalhistas tem oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior em 2014. No Tocantins, nas edições de 2005 a 2012, 1903 alunos receberam premiações.

Os medalhistas de qualquer edição da OBMEP, regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. (Seduc-TO)

Leia sobre: EducaçãoMatemáticaOBMEPTocantins
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS