Ensino a Distância

Unitins recebe representantes da Capes


A Unitins – Fundação Universidade do Tocantins recebeu representantes da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os analistas da Coordenação Geral de Supervisão e Fomento, Anderson Loureiro e Danilo Guimarães, acompanhados pela analista da Coordenação de Articulação Acadêmica, Simone Gama se reuniram com o Reitor da Unitins, Joaber Divino, o Vice-Reitor, Arison Pereira e a equipe de coordenadores dos cursos do Sistema UAB/Unitins. Na oportunidade foi apresentada a estrutura que a Universidade disponibiliza para a oferta da educação a distância e enfatizado o interesse em chegar a outras regiões com carência em ensino superior. “A UAB é prioridade para a Instituição. Nosso objetivo é expandir a oferta de cursos e garantir o acesso ao ensino público de qualidade a um maior número de alunos”, destacou o Reitor Joaber Divino.

Durante a visita, o grupo conheceu os espaços físicos que atendem ao projeto, como a secretaria acadêmica, departamento de material impresso, estúdio de gravação e as salas de professores e coordenadores.

Em um segundo momento, os representantes da Capes discutiram a execução orçamentária e financeira dos recursos disponibilizados pela Diretoria de Educação a Distância da Capes; apontaram orientações técnicas acerca da prestação de contas e verificaram como estão sendo realizados os processos seletivos para professores. “As visitas são importantes para que possamos esclarecer dúvidas acerca da execução orçamentária, para que tenham condições de realizar um bom gerenciamento e evitar problemas com os recursos públicos”, disse o analista Danilo Guimarães.

Para o coordenador geral da UAB/Unitins, Igor Yepes é essencial manter uma relação institucional com a Capes. “Essa aproximação facilita para que possamos desenvolver os projetos de acordo com as normas previstas”, concluiu Yepes.

Credenciamento
A Unitins foi credenciada a integrar o conjunto de Instituições de Ensino Superior Públicas do Sistema Universidade Aberta do Brasil em 2010, por meio da Portaria n° 837. Atualmente, a parceria Unitins/UAB oferece os cursos de Administração Pública, Computação, Letras, Matemática e Pedagogia, com 1.202 alunos matriculados nos polos de Alvorada, Ananás, Araguacema, Araguatins, Cristalândia, Mateiros, Nova Olinda, Palmas e Porto Nacional.

UAB
O Sistema da Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação em 2005, como política pública para a expansão da educação superior, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Leia sobre: CAPESEADEducaçãoUABUnitins
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS