Especiais

Trilha Educativa da Unitins leva orientações técnicas a estudantes



Por meio da “Trilha Educativa Integrada: a caminho da ciência entre verdes e águas”, a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins está levando conhecimento e orientações técnicas a estudantes e produtores. Passando por nove estações, os participantes são conduzidos na perspectiva da sustentabilidade agroambiental. Hoje pela manhã, os estudantes do Colégio Agropecuário de Natividade receberam orientações técnicas sobre tempo, fruticultura, agroecologia, entre outras.

“Promovemos durante a trilha ações educativas, passando pelas estações onde cada uma tem sua especificidade. Por exemplo, na estação de recursos hídricos eles são orientados sobre a importância do uso da água na produção agropecuária”, explicou Thânia Dourado, coordenadora do projeto da trilha.

A trilha é composta pelas estações Meteorológica, Fazendinha Agroecológica, Usos Múltiplos dos Recursos Hídricos, Integração Lavoura/Pecuária (parceria com a Embrapa), Agroenergia e Seringueira, Fruticultura, Campos Agrostológico, Apicultura e por último a Vitrine Tecnológica onde se encontra plantio cruzado, variedades de soja, hortaliças e arroz, além de processamento de alimentos e o mini horto florestal.

Durante o percurso, os estudantes de natividade tiveram oportunidade de aprender, por exemplo, sobre adubação verde na estação da Fazendinha Agroecológica. “Nessa área produzimos experimentos desde 2004 sem nenhum tipo de agrotóxico”, contou o professor Arison Pereira, conduzindo os alunos até uma área onde estavam as leguminosas usadas para a adubação verde.

A trilha está acontecendo todos os dias da feira, às 9 horas e às 14 horas.

Leia sobre: EducaçãoUnitins
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS