Empreender

Programa Empreender fortalece a economia local

 

 

 

Em Gurupi, o Empreender conta com cinco Núcleos Setoriais - Reparadores Automotivos, Moveleiros e Metalúrgicos, Farmácia, Minimercado, Vestuário e Acessórios. Ao todo, o projeto atende 70 empresários que trocam experiências e promovem o desenvolvimento das associações comerciais e industriais.

Na próxima semana serão realizadas duas palestras. No dia 13/05, das 19h às 22h30, os empresários do segmento de Farmácias participam da palestra "Despertando para o Associativismo", com apresentação dos resultados dos diagnósticos empresariais e no dia 14/05, das 19h às 21h30, a mesma palestra será ministrada para os empresários do segmento de minimercados e vestuário e acessórios.

Com metodologia própria e orientada por um consultor, o Programa Empreender propõe para as empresas, por meio de reuniões, a importância do trabalho em equipe, além de mostrar que existem formas inovadoras e diferenciadas de alcançar o cliente, com benefício para todos os participantes.

Para a analista e gestora do programa, Gabriela Tomasi, o principal objetivo do Empreender é colaborar para a formação dos empreendedores locais. “Já foi constatado através de experiências anteriores que as práticas do associativismo possibilitam o fortalecimento dos setores trabalhados e, consequentemente, a melhoria dos resultados das empresas participantes”, esclarece a analista.

O empresário Paulo Jorge Viegas, proprietário da Auto Mecânica do Paulinho, conta que antes de participar do Núcleo de Reparadores Automotivos, havia uma grande concorrência entre os empresários do mesmo segmento, e por falta desse contato entre os profissionais, todos saiam perdendo.

“Agora conseguimos entender que a união nos fortalece. Por meio do Empreender visitamos feiras de negócios, participamos de missões empresariais e congressos do setor, onde surgem oportunidades de negócios. Além disso, estamos sempre nos comunicando, se alguém consegue uma ferramenta mais barata, avisa a todos os colegas do núcleo”, conta Paulo Jorge, participante do Núcleo Setorial de Reparação Automotiva de Gurupi.

De acordo com o gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae/TO, José Carlos Bessa , com a participação no Empreender, os empresários estão mais fortalecidos, deixando de se ver como concorrentes para trabalhar como parceiros no mercado. "Com a união do segmento, os empresários também descobriram que é possível reduzir custos e com isso aumentar a margem de lucro das empresas“, ressalta o gerente.

O Programa Empreender em Gurupi é uma realização do Sebrae e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet) com apoio da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig).

Palestra “Despertando para o Associativismo

13/05 - 19h às 22h30 – Núcleo Setorial de Farmácias

14/05 - 19h às 21h30 – Núcleo Setorial de Vestuário e Acessórios e Minimercados.

(Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO)
 

TWITTER