Especiais

Detran lança programa de Educação para o Trânsito do TO



Está chegando um novo tempo para o trânsito no Tocantins. Mais educação, mais respeito, mais segurança. E para conquistar esse objetivo o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) promove o programa Detran-TO Educando para a Vida, que será lançado oficialmente a partir desta quarta-feira, 17, em três instituições da rede de ensino estadual, municipal e particular de Palmas.

Segundo a Diretora de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal do Detran-TO, Áurea Liz, o Programa busca inserir o tema trânsito dentro das escola, focando os alunos do 1º ao 9º ano, que durante a programação das atividades aprendem como se comportar corretamente no trânsito e principalmente a importância de obedecer às regras de tráfego.

Objetivos
“O Programa Detran-TO Educando para a Vida faz parte de um conjunto de ações do departamento de trânsito para cumprir a meta do Governo do Estado de reduzir em 5% ao ano os índices de acidente no Tocantins no período de 2012 a 2015, totalizando a diminuição em 20%. O Programa é pioneiro em levar a educação para o trânsito a todos os alunos do ensino fundamental da rede estadual, municipal e particular de ensino”, explana a Diretora.

De acordo com Áurea, a proposta do Programa é atender aproximadamente 268 mil alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) dos 139 municípios do Estado do Tocantins e capacitar professores multiplicadores na modalidade presencial e/ou modalidade à distância.

“O Programa compreende quatro etapas, sendo que as duas primeiras que eram sensibilização e explanação do Programa para professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares durante a realização das regionais da Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT); e capacitação dos professores e coordenadores pedagógicos para utilização do material paradidático, já foram executadas. Nesta ocasião iniciaremos a terceira etapa que compreende o início do Programa em sala de aula”, destaca a diretora.

Parcerias
O Programa Detran-TO Educando para a Vida é uma ação do Governo Estadual executada pelo Detran-TO, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-TO), Municípios e Escolas Particulares do Estado do Tocantins.

Lançamento Oficial
Local: Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos – Escola Estadual
Data: 17 de abril de 2013 (Quarta-Feira)
Horário: 14 horas

Local: Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo – Escola Municipal
Data: 18 de abril de 2013 (Quinta-Feira)
Horário: 9 horas

Local: Colégio Madre Clélia Merloni – Escola Particular
Data: 18 de abril de 2013 (Quinta-Feira)
Horário: 14 horas

Leia sobre: Detran-TOEducaçãoTrânsito
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS