Especiais

Seduc-TO capacitará professores no ensino da Educação para o Trânsito


O trânsito tem se tornado cada vez mais perigoso e, nem sempre, o que os motoristas e motociclistas aprendem na autoescola lhes serve para lidar com situações que colocam em risco a segurança de outras pessoas. Sob a mesma ótica, pedestres e ciclistas, também têm regras a seguir.

Educando desde pequeno é muito mais fácil formar pessoas que respeitem as leis de trânsito. Para isso, 1,4 mil professores do Tocantins estão sendo capacitados neste primeiro semestre e cada aluno, do 1º ao 9º ano do Ensino fundamental, vai receber um livro paradidático. O objetivo é atingir todos os 139 municípios, atendendo 268 mil alunos. O programa, que recebeu o nome de Detran – Educando para a Vida, é realizado em parceria com a Seduc e com as prefeituras.

 

“O objetivo da Seduc é contribuir para essa mudança de comportamento das pessoas, começando pela comunidade escolar. Através da educação, vamos transformar essa realidade, criando uma cultura de paz”, afirmou a técnica de Educação Básica, Luciana Pegoraro.

Nesta terça-feira, 09, professores e coordenadores das escolas estaduais, municipais e particulares participaram de uma formação em Palmas, realizada no auditório do Colégio Militar. “Nesse momento o foco é a conscientização dos professores e coordenadores para que eles sejam os multiplicadores nas escolas, ensinando os alunos, que levam isso para as famílias”, explicou a técnica da Seduc, Cleuda Milhomem.

Os livros que serão distribuídos para os alunos já foram enviados para as Diretorias Regionais de Ensino, e após o fim das capacitações o trabalho em sala de aula será iniciado. “O programa será desenvolvido de forma transversal, agregado com outras disciplinas básicas, ao longo de todo o ano. Isso garante um trabalho contínuo de educação para o trânsito”, explicou Áurea Moraes, diretora de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal do Detran.

Formação de professores
Somente na Rede Estadual serão formados 876 professores e coordenadores. O curso tem carga horária de 4 horas e será realizado em todas as cidades sede de Diretorias Regionais de Ensino até o dia 26 de abril.

Leia sobre: Detran-TOEducaçãoSeduc-TOTrânsito
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS