Flit 2013

Flit 2013 terá, entre novidades, parceria com o Governo de Portugal


A programação da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) promete muitas novidades para 2013, entre elas a parceria com o Governo Português, que trará músicos, artistas, escritores e estudiosos portugueses para a Feira que será realizada em Palmas, no período de 27 de junho a 7 de julho deste ano. A pauta foi tratada nesta terça-feira, 26, quando o conselheiro cultural e de imprensa da Embaixada de Portugal, João Pignatelli, foi recebido em Palmas pelos secretários de Estado da Educação, Danilo Melo, e da Cultura, Kátia Rocha.

Integrante do Instituto Camões, vinculado à Embaixada de Portugal, o maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná, Osvaldo Ferreira, também foi recebido pelos secretários. O grupo visitou a Praça dos Girassóis, palco da Flit 2013, o Palácio Araguaia e as secretarias estaduais da Educação (Seduc) e da Cultura (Secult).

Os portugueses conheceram o projeto da Flit e a proposta da programação para este ano. A intenção do Governo do Estado é proporcionar um estreitamento maior de laços culturais entre Portugal e Brasil.


Kátia Rocha, Pignatelli, Danilo Melo e Osvaldo Ferreira durante visita ao Palácio Araguaia, em Palmas - Foto: Lia Mara-ATN


Bonecas Ritxoko

Acompanhados de Kátia Rocha e Danilo Melo, Pignatelli e Ferreira conheceram a exposição de bonecas Ritxoko, instalada no hall do primeiro pavimento da Secult, em Palmas.

Na oportunidade, a historiadora e diretora do Departamento do Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Secult, Joana Euda, explicou o significado da boneca Ritxoko, feita pelas mãos das mulheres Yni, na cultura Karajá, mostrando os grupos que compõem a exposição e que representam todo o ciclo da vida, do nascimento até a morte.

Kátia e Danilo Melo também conversaram com o diplomata e o maestro sobre a possibilidade de implementarem projetos culturais – como oficinas de música de alto nível – na modalidade intercâmbio. (Com informações de Núbia Daiana Mota / Ascom Seduc e Maria José Batista / Ascom Secult)

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS