Especiais

Prêmio Construindo a Nação é alcançado pelo Sesi-TO

 
Três projetos de incentivo à cidadania, desenvolvidos por docentes do Serviço Social da Indústria – SESI, foram premiados na solenidade de entrega do Prêmio Construindo a Nação, realizada na noite desta quarta-feira, 5, no Centro Educacional São Francisco de Assis, em Palmas.

A instituição conquistou o 1º lugar e o 2º lugar na Educação de Jovens e Adultos com os projetos “O papel da matemática na construção da cidadania” (SESI Palmas) e “Cidadão Eleitor” (SESI Gurupi), respectivamente. Na categoria Ensino Fundamental, o 1º lugar também foi conquistado pelo SESI com o projeto “Bullying, tô fora” (Escola SESI de Araguaína).

O Prêmio Construindo a Nação é uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI, por meio do SESI, e reconhece a realização de boas práticas pedagógicas de escolas de 25 estados brasileiros. Além de valorizar o papel do educador no processo de formação do aluno como cidadão, o objetivo do Prêmio Construindo a Nação é preparar o aluno para a vida e motivá-lo a exercer a cidadania. Para escolher os melhores projetos é contratada uma consultoria externa.

Os projetos premiados da noite foram desenvolvidos em 2011 e os dois primeiros colocados concorrem na etapa nacional, ainda sem data confirmada. A criatividade e o alcance do objetivo de incentivo ao exercício da cidadania são observados na avaliação. A realização de eleição nas escolas, campanhas de conscientização e combate ao bullying e um brechó para a conferência de descontos e juros, além de oficinas sobre como administrar o dinheiro foram algumas das práticas executados com os alunos por meio dos projetos premiados do SESI.

A gerente executiva do SESI Tocantins, Rose Jaber, destacou a importância do desenvolvimento destas atividades, pois estas permitem trabalhar temas transversais e atuais em sala de aula, preparando-os também para desafios como o vestibular. “É uma forma deles se atualizarem por serem temas contemporâneos e um estímulo à leitura e escrita”, disse.

As premiações e lançamento da nova edição ocorrem entre março e abril de 2013 em local, data e horário a serem divulgados posteriormente. As escolas e organizações vencedoras da etapa 2011/2012 receberam certificados na solenidade.

A noite de premiação contou ainda com apresentações artísticas de dança realizada por alunos do SESI e do monólogo “A Caixa” interpretado pelo ator Nival Correa.

Histórico
Criado em 2000 no estado de São Paulo, o Prêmio já contou com a participação de 5.140 escolas de todo o Brasil até 2011, mobilizando e envolvendo mais de 6,5 milhões de estudantes. A Fundação Volkswagen e o CONSED - Conselho de Secretários de Educação também apoiam a iniciativa.

Confira os ganhadores do Tocantins:

Ensino Fundamental

1º lugar: Projeto Bullying, tô fora / Escola SESI Marlei Maria Moreira de Araguaína
2º lugar: Projeto Jovem: teatro e dança / Escola Estadual Santa Fé de Palmas
3º lugar: Projeto Jalapão: um oásis do Cerrado/ Escola Municipal Getúlio Vargas - São Valério

Educação de Jovens e Adultos – EJA

1º lugar: Projeto O papel da matemática na construção da cidadania/ Centro de Educação do Trabalhador do SESI Palmas
2º lugar: Projeto Cidadão Eleitor/ Centro de Educação do Trabalhador do SESI de Gurupi.

Com informações de Priscila Cavalcante - Jornalista
Unidade de Comunicação Institucional - UCI - Palmas

 

Leia sobre: EducaçãoSesi-TO
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS