Educação Especial

Workshop debate construção de mestrado no IFTO

 Do IFTO

A equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFTO, em conjunto com professores que possuem doutorado, pretende iniciar um debate para construir um projeto de pós-graduação Stricto sensu para a instituição. O primeiro encontro acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro, no auditório da Reitoria.

De acordo com a diretora de Pós-graduação, Kallyana Dominices, atualmente a instituição possui 33 professores doutores, um número pequeno perto do total de docentes de toda a instituição: cerca de 400. “Há uma demanda interna muito grande para a criação de um mestrado próprio, mas precisamos focar para a submissão de uma proposta”, disse a diretora.

Ela explicou que existem muitos pré-requisitos para a aprovação de uma pós-graduação Stricto sensu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mas adiantou que o principal é a produção acadêmica. “Nós vamos levantar o número de publicação por área. Se os professores estão envolvidos em iniciação científica, nos grupos de pesquisa do IFTO, e possuem publicação em periódicos, isso conta muito para a aprovação de uma proposta de curso”, acrescentou.

Durante o evento, serão socializadas as experiências de pós-graduações em nível de especialização que já existem na instituição e a atuação dos grupos de pesquisa e como essas ações contribuem para o fortalecimento dos currículos acadêmicos. A programação também conta com uma palestra que abordará a forma como as propostas de novos cursos são avaliadas pela Capes, que será ministrada pelo avaliador trienal da Capes, Antônio Clemente dos Santos.

Kallyana ressaltou que todos os pesquisadores do IFTO são convidados para debater a construção desse projeto. “É importante a colaboração de todos para a construção de uma proposta sólida. Mesmo aqueles que ainda não têm doutorado podem participar e apresentar sugestões para construção do projeto do curso”, completou.

Acesse a programação completa do evento aqui.

Leia sobre: EducaçãoIFTOMestrado
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS