Especiais

1960 vagas no programa Pronatec no Tocantins


Representantes das instituições ofertantes de cursos técnicos e profissionalizantes por meio do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego se reuniram para fazer o levantamento da demanda dos cursos a ser ofertados pelo Programa nos municípios da região e apresentar os novos cursos previstos para o ano de 2013.

O encontro realizado nesta quarta-feira, 14, no auditório da Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional a 50 km de Palmas, que contou com a presença da coordenadora Estadual do Pronatec no Estado, Elisandra Bega, a diretora de Educação Profissional da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, Maria da Penha Barbosa, representantes do SENAC, SENAT, SEDUC e IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, além de diretores, coordenadores e professores das escolas da Regional.
No município de Brejinho de Nazaré região Central do Estado, por exemplo, há uma demanda para os cursos de piscicultura, horticultura, produção de leite e mel. Foi o que informou a coordenadora pedagógica da Escola Padrão na cidade, Acelina Bezerra de Castro. Ela disse que “este ano a escola já formou cinco turmas pelo Pronatec, formando 75 profissionais distribuídos nos cursos de piscicultura, fruticultura e horticultura”, conta.

A coordenadora Estadual do Pronatec, Elisandra Bega, explicou como funciona o Programa, como podem ser implantadas turmas nas escolas e esclareceu algumas dúvidas.

A diretora de Educação Profissional da SECT - Secretaria da Ciência e Tecnologia, Maria da Penha Barbosa, fez uma apresentação sobre os cursos técnicos ofertados pela Pasta e sobre as novas vagas previstas para o próximo ano.
Maria da Penha explicou que em Porto Nacional a Secretaria vai disponibilizar em 2013 os cursos de Técnico em Agronegócio e Técnico em Aqüicultura, sendo 50 vagas para cada curso. “Nós vamos oferecer estes cursos que serão na modalidade a Distância. Os cursos serão ofertados no pólo de Educação a Distância do município por meio da Rede E-tec Brasil – Escola Técnica Aberta do Brasil, que é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Educação”.

A SECT ainda vai ofertar ano que vêm em parceria com a SEDUC nas escolas da rede pública de Porto Nacional e de Natividade mais de 350 vagas distribuídas nos cursos profissionalizantes de fruticultor, inseminador artificial em animais, operador de máquinas e equipamentos, vivericultor, técnico em florestas, auxiliar de contabilidade e auxiliar administrativo. Ao todo serão oferecidas 1960 vagas em cursos profissionalizantes em todo Estado.


Pronatec
O Pronatec é um programa do governo federal realizado por meio do Ministério da Educação. No Tocantins, é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a SECT, Senac, Senar, Senai e IFTO. Estas instituições levam cursos técnicos profissionalizantes gratuitos para estudantes da Rede Pública. Em 2012 o Pronatec esta capacitando cerca de 9 mil jovens Tocantinenses. (Com informações de Jodevaldo Pereira)

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS