Especiais

Projeto de Extensão Parlamento Jovem Tocantinense

 
O Projeto de Extensão Parlamento Jovem Tocantinense é um programa de ensino, pesquisa e formação política idealizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Formação Política e Gestão do Curso de Gestão Pública do IFTO. Ao invés de fazer uso de métodos didáticos tradicionais, tais como cursos, seminários ou fóruns, o PJT se propõe a utilizar uma metodologia diferente e inovadora. Por meio de simulação das atividades parlamentares, os participantes são envolvidos na construção direta projetos de leis, bem como, no encaminhamento de suas propostas para apreciação dos colegas. Logo, baseia-se em um processo decisório semelhante ao processo legislativo adotado no Brasil.

A simulação proporciona familiarização com os principais debates sobre políticas públicas que ocorrem no país. Além disso, dá oportunidade de compreensão sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa do Tocantins e, em última instância, melhor conhecimento da dinâmica das instituições democráticas do Brasil.

MISSÃO
Prover aos cidadãos o conhecimento e a prática das atividades políticas, incrementando a comunicação entre Estado e sociedade civil e proporcionando experiência no processo Legislativo e na formação de políticas públicas.

VISÃO
Instigar a conscientização e participação política e social dos indivíduos. Promover o debate sobre problemas políticos nacionais. Despertar, ainda, o participante do PJT à responsabilidade social que cabe a nós, brasileiros, de procurar soluções para viabilizar a construção de um país mais justo e igualitário.

 

Leia sobre: EducaçãoGestão PúblicaIFTO
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS