Especiais

Enem terá resultado de gabaritos no dia 07

 
Encerrados os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um balanço positivo neste domingo, 4. Ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, e do secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, o ministro comemorou o fato de a realização do exame ter transcorrido sem incidentes graves.

“Houve monitoramento nos dois dias e conseguimos responder a todas as situações em tempo real”, destacou. “Aprendemos com as experiências anteriores e certamente, no ano que vem, aprenderemos com esta.”

De acordo com dados preliminares do MEC e do Inep, 4,17 milhões de candidatos fizeram as provas este ano. Os dados consolidados serão divulgados nos próximos dias, quando o consórcio responsável finalizar o envio das informações. Esta edição do Enem teve recorde de inscritos (5.791.290).

Mercadante afirmou que a operação logística do exame é bastante complexa, mas classificou a estrutura operacional desenvolvida este ano como muito profissional e agradeceu a toda a equipe envolvida. Mais de 566.617 pessoas trabalharam na realização do exame em 15.076 locais de prova de 1.615 municípios. A organização do Enem de 2012 ainda contou com o apoio do Ministério de Minas e Energia, que fez um monitoramento em todas as regiões para prevenir eventuais quedas de energia elétrica.

O ministro destacou que pela primeira vez os candidatos terão acesso ao espelho de correção da redação para fins pedagógicos. “Nenhum exame do mundo autoriza isso”, disse.

Os gabaritos serão divulgados até quarta-feira, 7, nas páginas do Ministério da Educação e do Inep na internet.

Paula Filizola/MEC

 

Leia sobre: EducaçãoEnem 2012InepMEC
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS