Especiais

Como evitar contratempos nas provas do Enem

 
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, aconselha os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 a se planejarem com margem de segurança para evitar contratempos e atrasos nos dias de prova. O exame será realizado no sábado, 3, e no domingo, 4 de novembro próximo.

Para garantir maior tranquilidade, os inscritos devem estar atentos às orientações finais antes da realização das provas, que serão aplicadas, tanto no sábado quanto no domingo, às 13 horas (de Brasília). A abertura dos portões ocorrerá às 12 horas e o fechamento, às 13 horas. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência. “É preciso sair com antecedência, ficar atento ao horário de prova, que é de Brasília, checar com antecedência todo o trajeto para chegar ao local da prova”, salientou Mercadante.
 


De acordo com último balanço do Ministério da Educação, 5.791.290 é o número de inscritos no Enem de 2012. As mulheres são maioria, com 3.416.435 inscrições, contra 2.374.855 dos homens. Do total, 638.176 buscam a certificação do ensino médio.

Confira os locais de provas

A região Sudeste tem o maior número de inscritos: 2.119.419. No Nordeste, são 1.826.289; no Sul, 732.561; no Norte, 590.629; no Centro-Oeste, 522.392.

Faça download do edital do Enem 2012

Provas — O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado, 3, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto é de 4h30. No domingo, 4, será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão. ( Com informações da Assessoria de Comunicação Social/MEC)

Documentos — Para fazer as provas do Enem, não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas o candidato precisa obrigatoriamente levar documento de identificação original, com foto. Serão aceitos:
Cédula de identidade ou RG, emitida por secretarias de segurança pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal
Carteira de Trabalho e Previdência Social
Certificado de Reservista
Passaporte
Carteira Nacional de Habilitação, com foto

Em caso de perda do documento de identificação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova.

Eliminação — O candidato também deve ficar atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem de 2012:
Fazer qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante
Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos
Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame

Caderno de questões — Somente os participantes que saírem da sala nos 30 minutos que antecederem o término das provas podem levar para casa seus cadernos de questões. Os três últimos presentes na sala só serão liberados juntos.

 

Fonte: MEC

Leia sobre: EducaçãoEnem 2012MEC
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS