Saúde

Dia mundial da Psoríase

 
O dia 29 de outubro é o dia mundial da psoríase. A psoríase é uma doença crônica de pele, caracterizada pela proliferação excessiva do ceratinócitos, resultando em placas espessas, descamativas e com prurido, sendo vistas como lesões avermelhadas e descamação branca, pode também se manifestar com comprometimento de articulações.

Afeta de 1 a 3% da população mundial, sendo que a maioria dos pacientes tem lesão limitada a menos de 5% da superfície corporal. A causa ainda é indefinida, mas apresentando um componente hereditário e um terço dos pacientes tem história familiar de psoríase. Não é contagiosa. Pode aparecer em qualquer idade, sendo mais comum na infância e inicio da fase adulta e após os 40 anos.

Até o momento ainda é uma doença sem cura, mas com tratamentos de controle o paciente pode levar uma vida normal e sem nenhuma manifestação clinica da doença. O diagnostico é feito pelo exame clínico e algumas vezes com a realização de biópsia. Afirma o médico e diretor clinico do Centro de Dermatologia de Palmas Ronis Silva. Ainda segundo Dr. Ronis, o grande problema para o paciente é que a psoríase afeta a pele , e muitas vezes com um aspecto feio e em regiões difíceis de esconder, gerando um grande impacto social, em função do preconceito, do medo de “ pegar “, afetando a qualidade de vida social e profissional.

Dr. Ronis Silva afirma que ao atender um paciente com psoríase ele faz questão de sair abraçado com ele do consultório e se possível cumprimentar com um beijo no rosto. “ fazendo isso eu acabo com o preconceito que esse paciente tem de si mesmo”.

Por isso nesse dia 29 de outubro abrace e beije essa causa. Psoríase não é transmissível, o amor é.

 

Leia sobre: DermatologiaEducaçãoPsoríaseSaúde
TWITTER