Especiais

Aulas do IFTO e da UFT iniciam nessa segunda-feira

Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques

As aulas no Instituto Federal do Tocantins – IFTO e a Universidade Federal do Tocantins – UFT deram início nessa segunda-feira, 24. Os mais de 9 Mil alunos dos cursos presenciais dos campi de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional retornaram suas atividades acadêmicas no IFTO e outros centenas de acadêmicos na UFT. Os Calendários Acadêmicos de ambas instituições ainda continuam indefinidos. 

IFTO - A partir da próxima semana, cada campus realizará reuniões com a comunidade acadêmica, para definir como ficará o calendário acadêmico de reposição das aulas. De acordo com o reitor Francisco Nairton, essa definição deverá ser feita de forma que não prejudique os alunos, respeitando a legislação vigente. “Nesse momento nossa maior preocupação são com os alunos, para que os mesmos, após a greve, não sejam penalizados” afirma o reitor.

Cada campus têm a autonomia, segundo assessoria do IFTO, de decidir como será a reposição das aulas. Como cada unidade do IFTO teve adesão à greve em datas diferentes, o calendário de cada campus será estruturado de acordo com a decisão das reuniões locais, feitas pela comunidade acadêmica. Ressaltando que o Campus de Araguatins já havia retornado as atividades, portanto seu calendário de reposição das aulas já foi definido pela comunidade.

SAIBA MAIS:
Campus Araguaína – início das aulas: 26/09
Campus Gurupi – início das aulas: 24/09
Campus Palmas – início das aulas: 24/09
Campus Paraíso do Tocantins – início das aulas 24/09
Campus Porto Nacional – início das aulas 25/09

UFT - A paralisação dos professores que durou mais de 100 dias foi cancelada na última sexta-feira, 14, pelos professores da UFT e praticamente em todas as universidades federais que haviam aderido à greve. E nessa quarta-feira, 19, a assembleia de professores da UFT confirmou o início das aulas e continuação do semestre para segunda-feira, 24. Assim, fica decidido que o primeiro semestre será encerrado até o final de novembro.

As aulas do campus de Porto Nacional iniciam nessa terça, 25. Devido feriado municipal da Patroeira do municipio, dia de Nossa Senhora das Mercês. 

Já o segundo semestre será iniciado somente no início de dezembro. Fica, portanto, entre as datas de 03 a 10 de dezembro o início das aulas para os novos alunos da universidade (calouros).

O calendário acadêmico com todas as datas exatas de execução de aulas, recessos, feriados, vestibular 2013 e demais datas acadêmicas será ainda divulgado e confirmado pela instituição. Os docentes também irão discutir, por meio de reunião, garantia de férias dos professores nos períodos de janeiro e julho e aplicação de aulas nos finais de semana e feriados.

Reivindicações - Os professores reivindicavam por meio da greve a reestruturação da carreira, melhores condições de infraestrutura nas instituições e melhorias condições salariais.

Com Informações do IFTO. 

Leia sobre: AulasEducaçãoIFTOUFT
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS